Page 18 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 18
APRESENTAÇÃO
Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da
Saúde da FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE
O Programa de Pós-graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da
Faculdades Pequeno Príncipe (PECS/FPP) participa como parceiro legítimo
desse projeto editorial. Nosso programa surgiu como um dos frutos dos
movimentos de mudança na educação médica e dos profissionais de saúde
que tiveram lugar em nosso país nas décadas de 1980 e 1990. Em muitos
momentos estivemos juntos com professores e estudantes vinculados à
Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, também com a Rede
UNIDA e, particularmente, com os dirigentes do curso de medicina e de
enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.
Sabíamos que as conquistas em torno das Diretrizes Curriculares para
os cursos de medicina e das demais carreiras da área da saúde implicariam
em trabalho dobrado. Porque entendíamos que os compromissos se
desdobrariam fatalmente em muitos outros, criando círculo virtuoso em
contínuo movimento. Apoiar professores, estudantes e dirigentes de cursos
novos ou já consolidados, em inúmeras ações para o desenvolvimento dos
docentes seria uma tarefa importante e verdadeira. Mas, como ativadores
de mudanças que acreditam nas propostas educacionais inovadoras,
estávamos dispostos a realizar os esforços e parcerias para implantação e
desenvolvimento real, na prática, das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Não foi por outro motivo que a primeira das três Linhas de Pesquisa
do nosso Mestrado é justamente “Currículo, Processos de Ensino-
5