Page 21 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Lauro Brandina e Antônio Marcos Arnulf Fraga, na Urologia; Pedro Garcia
           Lopes e Lamartine Correia de Moraes Jr., na Neurocirurgia; Axel Werner
           Hulsmeyer na Ortopedia e Traumatologia.
                Na Clínica Médica, Nelson Morrone, Elza Cotrin Soares, Altair Jacob
           Mocelin,  Pedro Alejandro Gordan,  Rachid Tuma Netto,  José Eduardo
           Siqueira, Samuel Silva da Silva, Faissal Muarrek, José Murilo R. Zeitune, José
           Luís da Silveira Baldy, Joselina Passos; e, Ismar de Oliveira, na Radiologia. Na
           Patologia, Elias Passos e Dora Grimaldi. Na Farmacologia, João Guerra. Na
           Cirurgia Pediátrica e na Pediatria, Eduardo Rego Filho, Zuleika Thomson,
           Ângela Sarah Jamuce de Brito e Fernando Costa também vieram no início
           do  Curso  de  Medicina  da UEL  para Londrina  e  dedicaram  toda a vida à
           constituição de um Curso Médico de qualidade, que teve desde seu início
           grande projeção nacional.
                Desde  1998, o  curso  vem  se  desenvolvendo  com  base  em  um
           currículo integrado, que se fundamenta em metodologias ativas de ensino-
           aprendizagem, na interprofissionalidade e na superação da dicotomia entre
           o ciclo básico e o ciclo clínico, com destaque para a Aprendizagem Baseada
           em  Problemas,  mais  conhecida  pela  sigla  PBL  (Problem Based Learning).  A
           expansão destas inovações por todo o estado do Paraná e pelo Brasil, tem
           sido uma questão de tempo e de vontades políticas de cada instituição já
           existente, e em especial dos novos cursos que vêm sendo criados em larga
           medida na última década.
                A avaliação  dessa  trajetória  de  mudança  curricular  no  Curso  de
           Medicina da UEL, foi o objeto da tese de doutorado da autora deste livro.
           Motivada por essa inquietação intelectual, no ano de 2007, os resultados
           desta investigação foram apresentados originalmente ao Programa de Pós-
           graduação em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, recebendo
           muitos elogios e a recomendação de que a publicasse, o que acontece agora
           por meio desta obra.
                O Colegiado do Curso e muitos docentes e estudantes receberam com
           entusiasmo os resultados e conclusões apresentadas pela pesquisadora. Na
           época, o curso completava 40 anos de existência. Embora passados mais
           de 10 anos, poucas foram as mudanças na política nacional de avaliação de
           cursos e o tema segue atual nas discussões sobre a qualidade da formação
           médica.

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