Page 25 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 25

ocorrida em 2003 e que culminaram com a implantação do SINAES pelo
           Ministério da Educação em 2004.
                Quanto à sua atualidade, se por isso entendermos “algo que acabou de
           acontecer”, não resta dúvida que o livro não tem essa característica. Mas se
           entendermos por atualidade algo que não chegou a ser do conhecimento de
           muitos, este é um livro atual.

                Contudo,  e mais importante, é que o estudo  realizado há
           aproximadamente  15 anos,  continua  sendo  contemporâneo,  pois  esses
           temas não saíram da “ordem do dia” e seguem sendo objeto de análises e de
           intervenções no campo das políticas públicas.
                A explicitação transparente da problemática pesquisada, a formulação
           de  uma  complexa  e  bem  elaborada  metodologia  de  busca  de  dados  e  de
           informações, as análises e conclusões cuidadosas e pertinentes da pesquisa
           continuam contribuindo nos processos avaliativos das IES.
                Como tudo na vida, o objeto de estudo da autora e sua  pesquisa em
           si, não estavam soltos no tempo e no espaço. Isto é, talvez melhor seria
           dizer, “como quase tudo na vida”, pois como nos lembrou Yuval Harari em
           Sapiens – Uma breve história da humanidade (Editora L&PM, 2018), antes do
           BIG-BANG de 13,5 bilhões de anos atrás, que fez surgir matéria e energia
           e deu início ao aparecimento de átomos e moléculas, não existia nada. Ou
           pelo menos não há registro de que existisse algo...

                O fato é que o objeto  de estudo e a pesquisa que deram origem a
           este livro estavam ancorados no tempo e no espaço. Com relação ao tempo,
           tinham  raízes  na  última  década  do  Século  XX,  ou  seja,  nos  anos  1990,
           cujas ramificações sustentavam boa parte da problemática investigada no
           doutorado realizado em 2003-2007 – a avaliação da educação médica.  Com
           relação  ao  espaço,  existiam  realidades  em  quatro  grandes  contextos  que
           circundavam o objeto de estudo e a pesquisa realizada, a saber: a) o contexto
           do curso de medicina estudado; b) o contexto das iniciativas internacionais
           de  mudança  na  formação  dos  profissionais  de  saúde;  c)  o  contexto  das
           políticas públicas da gestão do trabalho e da educação em saúde; e, d) o
           contexto  das propostas  e projetos  de avaliação  da educação  médica/das
           escolas médicas.

           12
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30