Page 25 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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ocorrida em 2003 e que culminaram com a implantação do SINAES pelo
Ministério da Educação em 2004.
Quanto à sua atualidade, se por isso entendermos “algo que acabou de
acontecer”, não resta dúvida que o livro não tem essa característica. Mas se
entendermos por atualidade algo que não chegou a ser do conhecimento de
muitos, este é um livro atual.
Contudo, e mais importante, é que o estudo realizado há
aproximadamente 15 anos, continua sendo contemporâneo, pois esses
temas não saíram da “ordem do dia” e seguem sendo objeto de análises e de
intervenções no campo das políticas públicas.
A explicitação transparente da problemática pesquisada, a formulação
de uma complexa e bem elaborada metodologia de busca de dados e de
informações, as análises e conclusões cuidadosas e pertinentes da pesquisa
continuam contribuindo nos processos avaliativos das IES.
Como tudo na vida, o objeto de estudo da autora e sua pesquisa em
si, não estavam soltos no tempo e no espaço. Isto é, talvez melhor seria
dizer, “como quase tudo na vida”, pois como nos lembrou Yuval Harari em
Sapiens – Uma breve história da humanidade (Editora L&PM, 2018), antes do
BIG-BANG de 13,5 bilhões de anos atrás, que fez surgir matéria e energia
e deu início ao aparecimento de átomos e moléculas, não existia nada. Ou
pelo menos não há registro de que existisse algo...
O fato é que o objeto de estudo e a pesquisa que deram origem a
este livro estavam ancorados no tempo e no espaço. Com relação ao tempo,
tinham raízes na última década do Século XX, ou seja, nos anos 1990,
cujas ramificações sustentavam boa parte da problemática investigada no
doutorado realizado em 2003-2007 – a avaliação da educação médica. Com
relação ao espaço, existiam realidades em quatro grandes contextos que
circundavam o objeto de estudo e a pesquisa realizada, a saber: a) o contexto
do curso de medicina estudado; b) o contexto das iniciativas internacionais
de mudança na formação dos profissionais de saúde; c) o contexto das
políticas públicas da gestão do trabalho e da educação em saúde; e, d) o
contexto das propostas e projetos de avaliação da educação médica/das
escolas médicas.
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