Page 27 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 27
evidentes de definhamento e estagnação. Como foi comprovado pelas
discussões e conclusões realizadas durante o 3º Fórum de Debates do
Curso, realizado em 1998.
Recentemente o curso comemorou 50 anos de existência e também
20 anos de desenvolvimento e de êxitos de um currículo integrado que se
propôs a enfrentar as fragilidades do modelo anterior. O corpo docente, os
estudantes e dirigentes atuais enfrentam dificuldades para a manutenção das
qualidades do curso, como aconteceu em vários momentos da sua história.
Acumulando os acertos e erros que esses 50 anos propiciaram, há, contudo,
um cenário favorável à superação dos entraves e preservação da identidade
interna e externa conquistada a duras penas.
Entre muitos processos de avaliação a que o curso se submeteu, o
Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) é um indicador
de sua qualidade, e os resultados obtidos são indicativos das fortalezas do
Curso. Afinal não são muitos os cursos de medicina que podem ostentar as
notas A e B nos Exames Nacionais de Curso (ENEC/INEP/MEC), conhecidos
como Provão, nos anos de 1999 a 2002 e notas 5 nos Exames Nacionais
de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP/MEC), realizados em
2004, 2010 e 2013, e a nota 4 em 2016. São excelentes resultados, mesmo
considerando o episódio infeliz do “boicote” feito pelos estudantes em
2007, que resultou em uma Nota 1 no ENADE daquele ano (os estudantes
não tiveram a coragem de se ausentar e responderam de forma irresponsável
as questões do Exame). Existe atualmente uma expectativa a respeito da
Nota que será auferida pelo curso no ENADE de 2019. O momento político
atual vivido pelos cursos de medicina no país, do mercado de trabalho e
das universidades estaduais do Paraná caracterizam, na opinião de muitos
professores e dirigentes, uma crise latente em ebulição, com prenúncio de
perspectivas sombrias para este e outros cursos em situação similar. Essa
triste realidade interfere diretamente na motivação dos professores e na
qualidade do ensino.
Diante dessa conjuntura, os dirigentes do curso não estão passivos. A
prioridade tem sido a avaliação dos módulos acadêmicos e o aperfeiçoamento
dos instrumentos e processos de avaliação da aprendizagem dos estudantes.
O colegiado do curso promoveu em 2018 e 2019 Fóruns Gerais de Discussão
14