Page 32 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Avaliação  da  Educação  Superior  (SINAES)  e  com  a  dinâmica  curricular
            definidos pela IES em que for implantado e desenvolvido; estabelece carga
            horária  total  (mínimo  de  7.200h) e  duração  mínima  do  curso,  6 anos;
            estabelece mínimo de 30% da carga horária do internato para atividades
            em serviços de Atenção Básica e em Unidades de Emergência. Além disso,
            as DCN 2014 dispõem que os cursos devem manter permanentemente o
            Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas
            à valorização do trabalho docente na graduação e ao maior envolvimento dos
            professores com o Projeto Pedagógico do Curso” e é mais incisiva em várias
            disposições (“O curso de medicina deve ter um projeto pedagógico...” – Art
            9 das DCN-2001 X “O curso de medicina terá um projeto pedagógico...”
            – Art 26 das DCN-2014). Em que pese  seu  “vício  de origem”,  pesquisa
            realizada  (Rocha,  Vinicius  Ximenes  Muricy  da  –  Reformas  na  educação
            médica no Brasil: estudo comparativo entre as DCN dos cursos de medicina
            de 2001 e 2014. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Santos,
            2018) aponta que as novas DCN-2014 são um avanço e contribuem para a
            formação de médicos melhor preparados para atuar no SUS. Cabem estudos
            para avaliar a sua implantação.
                 Como política  de formação  médica  o Governo Federal aprovou
            mudanças  na legislação  que facilitaram  a criação  de novos  cursos  de
            medicina: em 2010 eram 179, com 17.072 vagas, em 2020 são 349 cursos
            com a oferta de 45.896 vagas para novos ingressantes anualmente. Ou seja,
            em 10 anos  houve um incremento de 95% no número de cursos e 168% no
            número de vagas para novos alunos. Como garantir a qualidade da formação
            com esse crescimento acelerado de cursos médicos?
                 Em princípio, os projetos pedagógicos desses novos cursos devem estar
            sendo aprovados nos marcos das novas DCN, mas existe aí um bom campo
            para a realização de pesquisas de educação médica nos próximos anos, em
            especial sobre a avaliação da qualidade da formação profissional.
                 Em relação ao quarto contexto, o das propostas e projetos de avaliação
            da educação médica/das escolas médicas, além de estarem bem abordados
            no livro, foram atualizados no posfácio e é essencial para complementar e
            ressignificar o estudo aqui apresentado.



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