Page 37 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 37

no processo de formação do médico, potencializada pelas novas Diretrizes
           Curriculares da área à época. O Capítulo III, por sua vez, analisa as iniciativas
           nacionais  de  Avaliação  da Educação  Médica no contexto  da Avaliação  da
           Educação Superior, indicando seus novos rumos.

                Na  sequência,  no  Capítulo  IV,  caracteriza-se  o  Curso  de  Medicina
           da UEL, objeto do presente estudo, apresentando sua experiência com as
           mudanças  implementadas  no  novo  currículo  em  resposta  às  demandas
           nacionais  e internacionais  da  Educação  Médica,  seguido  do processo  de
           avaliação do Curso de Medicina da UEL, desenvolvido  nos moldes  do
           SINAES, e seu impacto na realidade do curso, apresentados no Capítulo V.
                Em complemento ao processo de avaliação realizado, o Capítulo VI
           analisa o desempenho dos estudantes do Curso de Medicina da UEL em
           comparação com os resultados nacionais da área, e com o desempenho de
           estudantes de outras Escolas Médicas no Exame Nacional de Desempenho
           dos Estudantes – ENADE, em sua primeira aplicação em 2004. Analisa-se
           inicialmente o próprio exame, considerando as características e os limites
           da  prova, apresenta-se  os  procedimentos  metodológicos  utilizados  para
           o desenvolvimento  do estudo e a análise  e os resultados  dos estudantes
           da UEL  em  dois  contextos:  (a) em  comparação  com  o  desempenho  de
           estudantes de escolas que utilizam metodologias de ensino semelhantes ou
           diferentes das utilizadas pelo curso; e, (b) com as escolas que obtiveram os
           melhores resultados no ENADE.
                Por fim, o Capítulo VII faz uma síntese dos resultados e das reflexões
           que permearam o estudo, reforçando a importância da avaliação no processo
           de transformação da Educação Médica, e da Educação Superior de um modo
           geral, a qual se mostra essencial para o fortalecimento de uma concepção
           de educação.  A análise  das avaliações  e de seus  processos e resultados,
           fundamentada na literatura, favoreceu o entendimento do potencial e dos
           limites da avaliação, da necessidade da compreensão do todo e das partes, do
           macro e do micro, do processo e do produto, cada qual com sua importância
           na interpretação dos resultados e, principalmente, na utilização destes para
           a definição das propostas de mudanças.


           24
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42