Page 37 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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no processo de formação do médico, potencializada pelas novas Diretrizes
Curriculares da área à época. O Capítulo III, por sua vez, analisa as iniciativas
nacionais de Avaliação da Educação Médica no contexto da Avaliação da
Educação Superior, indicando seus novos rumos.
Na sequência, no Capítulo IV, caracteriza-se o Curso de Medicina
da UEL, objeto do presente estudo, apresentando sua experiência com as
mudanças implementadas no novo currículo em resposta às demandas
nacionais e internacionais da Educação Médica, seguido do processo de
avaliação do Curso de Medicina da UEL, desenvolvido nos moldes do
SINAES, e seu impacto na realidade do curso, apresentados no Capítulo V.
Em complemento ao processo de avaliação realizado, o Capítulo VI
analisa o desempenho dos estudantes do Curso de Medicina da UEL em
comparação com os resultados nacionais da área, e com o desempenho de
estudantes de outras Escolas Médicas no Exame Nacional de Desempenho
dos Estudantes – ENADE, em sua primeira aplicação em 2004. Analisa-se
inicialmente o próprio exame, considerando as características e os limites
da prova, apresenta-se os procedimentos metodológicos utilizados para
o desenvolvimento do estudo e a análise e os resultados dos estudantes
da UEL em dois contextos: (a) em comparação com o desempenho de
estudantes de escolas que utilizam metodologias de ensino semelhantes ou
diferentes das utilizadas pelo curso; e, (b) com as escolas que obtiveram os
melhores resultados no ENADE.
Por fim, o Capítulo VII faz uma síntese dos resultados e das reflexões
que permearam o estudo, reforçando a importância da avaliação no processo
de transformação da Educação Médica, e da Educação Superior de um modo
geral, a qual se mostra essencial para o fortalecimento de uma concepção
de educação. A análise das avaliações e de seus processos e resultados,
fundamentada na literatura, favoreceu o entendimento do potencial e dos
limites da avaliação, da necessidade da compreensão do todo e das partes, do
macro e do micro, do processo e do produto, cada qual com sua importância
na interpretação dos resultados e, principalmente, na utilização destes para
a definição das propostas de mudanças.
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