Page 34 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 34
INTRODUÇÃO
A possibilidade de desenvolvimento desse estudo se deu em função
do interesse de professores e gestores do Curso de Medicina da UEL em
acompanhar as mudanças introduzidas no currículo para melhor conhecer
seus resultados, adotando como proposta a avaliação institucional,
na tentativa de ampliar os horizontes da avaliação que já vinha sendo
desenvolvida.
Como colaboradora da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina
da UEL que assessorava o Colegiado do Curso, para a autora foi possível
contribuir com a construção do modelo adotado para a avaliação do curso,
participar do processo (avaliação interna e externa), conhecer e analisar
os resultados. Desta forma, foi possível perceber seu impacto na realidade
institucional do curso, aqui compreendidos, o currículo integrado, seus
participantes (estudantes, professores, gestores, servidores, profissionais
de saúde, pacientes, serviços de saúde e a sociedade em geral) e as relações
presentes no processo de formação do futuro médico.
Também foi possível acompanhar os demais processos avaliativos dos
quais o curso de medicina participou nos últimos anos: o Projeto CINAEM
– Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico,
o Mecanismo Experimental de Credenciamento – MEXA – dos Cursos
de Medicina, no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, coordenado
21