Page 34 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 34

INTRODUÇÃO







                 A possibilidade de desenvolvimento desse estudo se deu em função
            do interesse de professores e gestores do Curso de Medicina da UEL em
            acompanhar as mudanças introduzidas no currículo para melhor conhecer
            seus  resultados,  adotando  como  proposta  a  avaliação  institucional,
            na tentativa de ampliar os horizontes  da avaliação  que já vinha sendo
            desenvolvida.

                 Como colaboradora da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina
            da UEL que assessorava o Colegiado do Curso, para a autora foi possível
            contribuir com a construção do modelo adotado para a avaliação do curso,
            participar  do  processo  (avaliação  interna  e  externa),  conhecer  e  analisar
            os resultados. Desta forma, foi possível perceber seu impacto na realidade
            institucional  do  curso,  aqui  compreendidos,  o  currículo  integrado,  seus
            participantes  (estudantes,  professores,  gestores,  servidores,  profissionais
            de saúde, pacientes, serviços de saúde e a sociedade em geral) e as relações
            presentes no processo de formação do futuro médico.
                 Também foi possível acompanhar os demais processos avaliativos dos
            quais o curso de medicina participou nos últimos anos: o Projeto CINAEM
            –  Comissão  Interinstitucional Nacional  de Avaliação  do  Ensino  Médico,
            o  Mecanismo  Experimental  de Credenciamento  –  MEXA – dos  Cursos
            de  Medicina,  no  âmbito  do  Setor  Educacional  do  Mercosul,  coordenado


                                                                           21
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39