Page 36 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 36

Durante  o desenvolvimento  da pesquisa  algumas  indagações
            permearam o estudo, desde os primeiros ensaios, e embora direcionadas ao
            Curso de Medicina da UEL, são pertinentes a qualquer processo de formação
            na educação superior:

                 •  Um processo de avaliação institucional nos moldes do SINAES dá
                   conta de todas as dimensões e relações presentes em um curso de
                   graduação?
                 •  Como avaliar um curso  de graduação de forma a conhecer  a
                   qualidade da formação de seus estudantes?
                 •  Quanto (e como) a avaliação pode contribuir no fortalecimento de
                   uma concepção de educação superior?
                 •  Como dimensionar o papel da avaliação nos processos de mudança?
                 Por muitas vezes, essas e outras indagações, às quais não se teve a
            pretensão de responder, levaram a questionar a real capacidade da avaliação
            em  estabelecer  a qualidade  de um curso  de graduação  considerando
            a complexidade de um  processo  de formação  para além  de suas  ações  e
            relações,  analisando  o  concreto  e  o  abstrato,  o  objetivo  e  o  subjetivo,  o
            perceptível e o oculto.
                 O caminho construído  para fundamentar  o trabalho,  partiu da
            contextualização da Educação Superior e da Educação Médica, situando a
            avaliação nas instituições educacionais e nos processos de formação, e se
            organizou em 7 capítulos.
                 No Capítulo  I tratou-se  das mudanças  na Educação  Superior,
            introduzindo a reflexão sobre o papel e os fins da avaliação, passando pela
            influência  dos  organismos  internacionais  no  Ensino  Superior  Brasileiro,
            e  pelas  perspectivas  da  reforma  universitária.  O  Capítulo  traz ainda  as
            propostas de Avaliação da Educação Superior Brasileira, a partir dos Modelos
            implantados  na década  de noventa,  indo  até  o modelo  ainda atual  de
            Avaliação da Educação Superior, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação
            da Educação Superior.

                 O Capítulo II apresenta a Educação Médica brasileira permeando os
            conceitos de Educação, Saúde e Trabalho, aprofundando-se na mudança de
            paradigma vivido pela Educação Médica que causou uma grande mudança

                                                                           23
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41