Page 36 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 36
Durante o desenvolvimento da pesquisa algumas indagações
permearam o estudo, desde os primeiros ensaios, e embora direcionadas ao
Curso de Medicina da UEL, são pertinentes a qualquer processo de formação
na educação superior:
• Um processo de avaliação institucional nos moldes do SINAES dá
conta de todas as dimensões e relações presentes em um curso de
graduação?
• Como avaliar um curso de graduação de forma a conhecer a
qualidade da formação de seus estudantes?
• Quanto (e como) a avaliação pode contribuir no fortalecimento de
uma concepção de educação superior?
• Como dimensionar o papel da avaliação nos processos de mudança?
Por muitas vezes, essas e outras indagações, às quais não se teve a
pretensão de responder, levaram a questionar a real capacidade da avaliação
em estabelecer a qualidade de um curso de graduação considerando
a complexidade de um processo de formação para além de suas ações e
relações, analisando o concreto e o abstrato, o objetivo e o subjetivo, o
perceptível e o oculto.
O caminho construído para fundamentar o trabalho, partiu da
contextualização da Educação Superior e da Educação Médica, situando a
avaliação nas instituições educacionais e nos processos de formação, e se
organizou em 7 capítulos.
No Capítulo I tratou-se das mudanças na Educação Superior,
introduzindo a reflexão sobre o papel e os fins da avaliação, passando pela
influência dos organismos internacionais no Ensino Superior Brasileiro,
e pelas perspectivas da reforma universitária. O Capítulo traz ainda as
propostas de Avaliação da Educação Superior Brasileira, a partir dos Modelos
implantados na década de noventa, indo até o modelo ainda atual de
Avaliação da Educação Superior, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior.
O Capítulo II apresenta a Educação Médica brasileira permeando os
conceitos de Educação, Saúde e Trabalho, aprofundando-se na mudança de
paradigma vivido pela Educação Médica que causou uma grande mudança
23