Page 40 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 40
C APÍTULO I
Educação Superior e Avaliação
1.1 A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E A REFORMA
UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO
Analisando o contexto dos países da América Latina, Dias Sobrinho
(2005) aponta as enormes dificuldades que a educação superior brasileira
enfrenta: precariedades físicas e institucionais, problemas de regulação
dos sistemas educacionais com rigor e qualidade, graves deficiências na
profissionalização do corpo docente, especialmente no tocante aos salários
e à capacitação, baixa qualidade de formação dos estudantes nos níveis
anteriores, os estruturais déficits econômicos e sociais, os gravames políticos
derivados dos anos de chumbo das ditaduras, as crises econômicas, e as
dificuldades acarretadas pela implacável competitividade internacional.
As mudanças (revisões e construções), dado o sentido público e social
da educação, devem contar com a efetiva participação dos envolvidos,
iniciando pela comunidade de professores, pesquisadores, estudantes
e gestores da educação. Para o autor, a participação coletiva, o respeito
à diversidade, e a compreensão dos contextos sociopolíticos gerais são
27