Page 40 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 40

C APÍTULO I


                  Educação Superior e Avaliação




















              1.1   A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E A REFORMA
                  UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO

                 Analisando o contexto dos países da América Latina, Dias Sobrinho
            (2005) aponta as enormes dificuldades que a educação superior brasileira
            enfrenta:  precariedades  físicas e institucionais,  problemas de regulação
            dos  sistemas  educacionais  com  rigor  e  qualidade,  graves  deficiências  na
            profissionalização do corpo docente, especialmente no tocante aos salários
            e à capacitação, baixa qualidade de formação  dos  estudantes  nos  níveis
            anteriores, os estruturais déficits econômicos e sociais, os gravames políticos
            derivados dos anos de chumbo das ditaduras, as crises econômicas, e as
            dificuldades acarretadas pela implacável competitividade internacional.
                 As mudanças (revisões e construções), dado o sentido público e social
            da  educação,  devem  contar  com  a  efetiva  participação  dos  envolvidos,
            iniciando  pela comunidade  de professores,  pesquisadores, estudantes
            e gestores  da educação.  Para o autor, a participação  coletiva,  o respeito
            à diversidade, e a compreensão dos contextos  sociopolíticos gerais são

                                                                           27
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45