Page 43 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



           da universidade pública. O desafio se referia à capacidade da reforma em
           fortalecer  o  sistema  público  por uma  rede  de instituições  de referência
           e articular as demandas da sociedade  com os anseios  da comunidade
           acadêmica,  de  forma  a valorizar a importância  da universidade  pública
           na  formação  de  quadros  qualificados  e  na  produção  de  conhecimento  e
           tecnologia. (BRASIL, 2005a)
                Portanto, os temas centrais apresentados no projeto eram as relações
           entre Estado e a tensão permanente a respeito da autonomia universitária,
           o financiamento das instituições públicas federais, e as complexas relações
           entre o poder público e o setor privado, requerendo regulação estatal.
                As diretrizes  da Reforma  traduziam no seu  conjunto  a perspectiva
           da necessária  expansão  de  educação  superior, garantindo  e consolidando
           a qualidade acadêmica e promovendo a inclusão social por intermédio da
           educação. Para Pacheco e Ristoff (2005), a reforma proposta garantia que
           as universidades federais teriam, enfim, a autonomia de gestão financeira
           prevista na constituição, mas nunca posta em prática; teriam asseguradas a
           tão sonhada dotação global de recursos, a irredutibilidade nos repasses e a
           expandibilidade continuada.
                Para  o  Ministério  da  Educação,  a  universidade  tinha  um  papel
           estratégico  na  construção  de  um  novo  projeto  de  desenvolvimento,  que
           compatibilizasse  crescimento  sustentável  com  justiça  social  e  por isso
           defendesse  como  princípios  a valorização da universidade pública e a
           defesa  da educação  como  um  direito  de  todos  os  brasileiros.  O  projeto
           da reforma proposto  pelo governo se apresentava  como  um projeto  que
           percebia a educação superior como um direito público a ser ofertado pelo
           Estado  gratuitamente,  com  qualidade,  com  democracia  e comprometido
           com a dignidade do povo brasileiro, com as expressões multiculturais que
           emergem do interior da sociedade, com a sustentabilidade ambiental e com
           o desenvolvimento tecnológico de sua estrutura produtiva. (BRASIL, 2005a:
           09)
                A visão que norteava o processo de reforma da educação superior no
           Brasil era orientada por uma concepção republicana do Estado brasileiro, na
           qual as instituições públicas tinham papel indutor e regulador no processo


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