Page 44 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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de crescimento, gerando distribuição  de riquezas e de conhecimento.  As
            bandeiras da reforma  eram:  fortalecer  a Universidade  Pública,  impedir  a
            mercantilização  do  ensino  superior,  garantir  a  qualidade,  democratizar  o
            acesso  e  construir  uma  gestão  democrática,  tendo  como  objetivo  central
            criar condições para a expansão com qualidade e equidade.
                 Para  Dias  Sobrinho,  não  seria  possível  estudar  ou  entender  as
            tendências  da educação  superior, sem  compreender  as perspectivas  e
            práticas da avaliação. “Há uma relação de mútua implicação entre avaliação e
            concepções de educação. De modo específico, há uma relação muito estreita
            entre  avaliação e reformas  da educação  superior”. (DIAS SOBRINHO,
            2002a: 21)
                 Ciente disso,  e tendo como  meta a expansão da educação  superior
            de forma ordenada e com qualidade, o Governo Federal criou o Sistema
            Nacional  de  Avaliação  de  Educação  Superior  (SINAES)  que  integrava
            todas as avaliações realizadas no âmbito do Ministério da Educação, sob a
            orientação das diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Educação
            Superior - CONAES, por meio das quais  poderia exercer suas funções de
            natureza regulatória.
                 Mais do que integrar os processos da avaliação, o SINAES pretendia
            lidar  com  a  identidade  das  instituições  dando  um  caráter  formativo  à
            avaliação, permitindo não só ao governo a definição de políticas públicas
            para o setor, mas principalmente orientar as instituições em suas políticas
            acadêmicas e a sociedade em suas escolhas.
                 Para tanto propôs o uso articulado de diversos instrumentos de avaliação,
            possibilitando a combinação de diferentes olhares para a instituição, para
            os  cursos  e  para  os  estudantes.  O  desafio  era  superar  as  demandas  do
            processo regulatório e desenvolver a cultura da autoavaliação, “construindo
            uma avaliação mais participativa e democrática e uma universidade mais
            comprometida e cidadã”. (PACHECO e RISTOFF, 2005:48)
                 De concreto, nessa perspectiva, além da implantação do SINAES, o
            Ministério da Educação publicou em 2004 algumas portarias, com o objetivo
            de regular a expansão da educação superior privada. Em relação aos demais



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