Page 49 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                Em julho do mesmo ano, o MEC instituiu a Comissão Nacional de
           Avaliação (CNA) incumbida de propor o Sistema Brasileiro de Avaliação. A
           proposta elaborada por uma comissão da ANDIFES em outubro de 1993,
           foi  integralmente  adotada  pela  CNA, pela  SESu  e  pelo  Comitê  Assessor,
           ouvidas as Universidades,  e passou  a constituir  o Documento Básico  do
           Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
                Em  1994, surge,  então,  o  Programa  de  Avaliação  Institucional  das
           Universidades Brasileiras (PAIUB), elaborado pela Comissão Nacional de
           Avaliação, instituída pelo MEC e representada por Reitores das Universidades
           Federais (ANDIFES), Associações das Universidades Públicas Estaduais e
           Municipais  (ABRUEM), Particulares  (ANUP) e  Confessionais  (ABESC),
           Fórum de Pró-Reitores de Graduação, Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação,
           Fórum  de  Extensão  e  de  Planejamento  e  Administração,  e  por  um
           Comitê Assessor, com representantes indicados por diversas instituições,
           “estabelecendo as bases de um processo construtivo de avaliação”. (LEITE,
           1997: 9-11)




             1.3  MODELOS DE AVALIAÇÃO IMPLANTADOS NO BRASIL
                        A PARTIR DA DÉCADA DE NOVENTA


                Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras
                - PAIUB

                O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras
           – PAIUB, consistiu em uma opção sistemática e coletiva de compreensão
           global de uma instituição e a atribuição de juízos de valor sobre o conjunto
           de suas atividades, estruturas, fins e relações, com o propósito de melhorar a
           instituição, tendo em conta suas características de identidade e sua missão.
                Segundo Dias  Sobrinho (2002a), procurava ser um amplo processo
           avaliativo e, por conseguinte, interpretativo, analítico e educativo, isto é,
           transformador. “Trata-se, portanto, de atentar para os processos e contexto,
           não somente para os produtos, de compreender as relações e não apenas
           aspectos fragmentados e desarticulados de uma visão de conjunto”. (DIAS

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