Page 50 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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SOBRINHO, 2002a, p. 70). Tinha como horizonte heurístico a globalidade, a
            visão integrada. Utilizava metodologias qualitativas ao lado de quantitativas.
            Era uma construção coletiva, participativa e negociada, motivada sempre
            por uma ética social e uma intencionalidade vigorosamente educativa.

                 De  acordo com a  Comissão Nacional  de  Avaliação  (1993), que
            instituiu  o  PAIUB,  a  avaliação  de  desempenho  das  universidades  seria
            uma forma de rever e aperfeiçoar o projeto acadêmico e sociopolítico da
            instituição, promovendo a permanente melhoria da qualidade e pertinência
            das atividades desenvolvidas. A utilização eficiente, ética e relevante dos
            recursos humanos e materiais da universidade, traduzida em compromissos
            científicos e sociais, seria capaz de assegurar a qualidade e a importância dos
            seus produtos e sua legitimação junto à sociedade.
                 Como  objetivos  específicos  o  programa  previa:  a)  Impulsionar  um
            processo criativo de autocrítica da instituição, como evidência da vontade
            política  de  autoavaliar-se  para garantir a qualidade  da  ação universitária,
            para prestar contas à sociedade da consonância dessa ação com as demandas
            científicas e sociais da atualidade; b) Conhecer, numa atitude diagnóstica,
            como se realizam e se inter-relacionam na Universidade as tarefas acadêmicas
            em suas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e administração; c) (Re)
            estabelecer  compromissos  com a sociedade,  explicitando  as diretrizes  de
            um  projeto  pedagógico  e  os  fundamentos  de  um  programa sistemático
            e  participativo  de  avaliação,  que  permita  o  constante  reordenamento,
            consolidação  e/ou  reformulação  das ações  da Universidade, mediante
            diferentes  formas  de divulgação dos resultados  da avaliação  e das ações
            dela decorrentes; d) Repensar objetivos,  modos  de atuação e resultados
            na  perspectiva  de  uma  Universidade  mais  consentânea  com  o  momento
            histórico em que se insere, capaz de responder às modificações estruturais
            da sociedade brasileira; e e) Estudar, propor e implementar mudanças das
            atividades de ensino, pesquisa e extensão e da gestão, contribuindo para a
            formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados
            e relevantes.
                 Para atingir esses objetivos,  as instituições  deveriam se pautar
            nos  seguintes  princípios:  adesão  voluntária,  legitimidade,  identidade,
            comparabilidade, não punição e não premiação, globalidade e continuidade.

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