Page 46 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 46
objetivas e subjetivas das sociedades humanas. Isto significa aprofundar o
ethos universitário. (DIAS SOBRINHO, 2005: 233)
1.2 A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
A instituição do ensino superior se transformou numa organização
administrada, que precisa cumprir metas e alcançar indicadores de
desempenho capazes de responder às expectativas da sociedade. Em
um cenário de restrições orçamentárias, isso fica ainda mais complexo,
provocando tensões e trazendo inúmeros desafios para a educação superior.
Segundo Castro (1997), a falta de recursos financeiros; o processo de
diversificação crescente, impulsionado pelo aumento da demanda social e pela
diversificação da clientela; a iminência de desemprego dos graduados, como
reflexo do lento aumento da demanda de recursos humanos qualificados e
um mercado de trabalho incerto, no qual disciplinas e profissões flutuam
ao sabor das inovações tecnológicas e da evolução da informática, trazem
para o ensino superior o grande desafio de aumentar sua capacidade, para
fazer frente aos imperativos mutantes da sociedade e às mudanças que se
produzem na economia.
Para Dias Sobrinho (1999b), a avaliação que se instalava tinha por
objetivo: a medição de critérios, a verificação do cumprimento de metas
fixas e predeterminadas, através de instrumentos técnicos padronizados que
possibilitassem a quantificação dos insumos e produtos, mas apesar de ter
um caráter público e social, estava inserida num espaço de contradições,
de disputas de valores, de concepções de universidade, de educação, de
sociedade, de futuro e essencialmente possuía um significado ético-político.
Naquele momento, a avaliação era tida como protagonista para uma
melhor Educação Nacional o que não significava ser o único instrumento
que a possibilitasse; não devia se limitar a informações simples e rápidas,
se ater exclusivamente aos seus produtos e resultados, mas devia ser
reconhecida e valorizada por sua rica contextualização, suas especificidades
e seus efeitos a médio e longo prazo, sendo necessária e indispensável,
33