Page 46 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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objetivas e subjetivas das sociedades humanas. Isto significa aprofundar o
                      ethos universitário. (DIAS SOBRINHO, 2005: 233)






                1.2 A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

                 A instituição  do  ensino  superior  se  transformou  numa  organização
            administrada,  que  precisa  cumprir  metas  e  alcançar  indicadores  de
            desempenho  capazes  de  responder  às expectativas  da sociedade.  Em
            um  cenário  de  restrições  orçamentárias,  isso  fica  ainda  mais  complexo,
            provocando tensões e trazendo inúmeros desafios para a educação superior.

                 Segundo Castro (1997), a falta de recursos financeiros; o processo de
            diversificação crescente, impulsionado pelo aumento da demanda social e pela
            diversificação da clientela; a iminência de desemprego dos graduados, como
            reflexo do lento aumento da demanda de recursos humanos qualificados e
            um mercado de trabalho incerto, no qual disciplinas e profissões flutuam
            ao sabor das inovações tecnológicas e da evolução da informática, trazem
            para o ensino superior o grande desafio de aumentar sua capacidade, para
            fazer frente aos imperativos mutantes da sociedade e às mudanças que se
            produzem na economia.
                 Para  Dias  Sobrinho  (1999b), a avaliação  que se  instalava  tinha  por
            objetivo:  a  medição  de  critérios,  a  verificação  do  cumprimento  de  metas
            fixas e predeterminadas, através de instrumentos técnicos padronizados que
            possibilitassem a quantificação dos insumos e produtos, mas apesar de ter
            um caráter público e social, estava inserida num espaço de contradições,
            de disputas  de valores,  de concepções  de universidade,  de educação,  de
            sociedade, de futuro e essencialmente possuía um significado ético-político.
                 Naquele momento, a avaliação era tida como protagonista para uma
            melhor Educação Nacional o que não significava ser o único instrumento
            que a possibilitasse; não devia se limitar a informações simples e rápidas,
            se  ater  exclusivamente  aos  seus  produtos  e  resultados,  mas  devia  ser
            reconhecida e valorizada por sua rica contextualização, suas especificidades
            e  seus  efeitos  a  médio  e  longo  prazo,  sendo  necessária  e  indispensável,

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