Page 55 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO
privilegiado na mídia. Desde os primeiros exames divulgados em 1997,
foi estabelecido um “ranking” de cursos e universidades que passou a ser
referência de “Qualidade” para o ensino superior, ainda que seus resultados
pudessem ser questionados em função de boicotes promovidos pelos
estudantes ou por subterfúgios utilizados pelas instituições na preparação
dos formandos para a realização das provas, ou até mesmo na definição da
inscrição dos que fariam as provas.
(...) Quando os indicadores de avaliadores selecionados, especialmente
no Provão, podem induzir a uma virada de 180° na forma de priorizar/
trabalhar os conteúdos – preço a pagar para não prejudicar a nota
institucional -, como fica o respeito ao projeto pedagógico em relação ao seu
entorno – os problemas, as necessidades da comunidade local/regional, que
obviamente contribuem para que se crie um contexto de relevância par os
saberes/conhecimentos tratados nos espaços educativos intencionalmente
ampliados? (SORDI, 2002: 65-6)
Um outro problema na exploração dos resultados dizia respeito ao
enquadramento dos cursos nos conceitos de acordo com os percentuais
estabelecidos, e a desconsideração das diferentes realidades das áreas
avaliadas. Isso fazia com que se atribuísse um mesmo conceito para cursos
com notas bastante diferentes e conceitos distintos para cursos com notas
bastante próximas. Por exemplo, em determinada área eram considerados
“A” cursos que de acordo com os critérios de outra área, seriam “E”.
Além disso, passou a ser valorizada a avaliação de “produto” em
contraponto ao processo que vinha sendo desenvolvido pelas IES no âmbito
do PAIUB, que abrangia as varias dimensões da universidade.
Para Dias Sobrinho (2003b:79), “o Exame Nacional não estava
propriamente a serviço dos educadores, dos docentes e pesquisadores da
universidade, nem das aprendizagens dos estudantes e de sua formação.
Servia basicamente às políticas governamentais”, fornecendo um
mapeamento geral e momentâneo para o mercado. Entretanto, inúmeras
eram as dúvidas quanto à sua fidedignidade e a validade de seus resultados. A
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