Page 60 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 60

instrumentos de avaliação da educação superior, a saber:
                 •   Autoavaliação  Institucional  (feita  por professores,  alunos e
                    demais profissionais da instituição, a partir de um roteiro mínimo
                    preestabelecido. Deveria ser realizada de forma permanente como
                    etapa preparatória para a avaliação externa);
                 •   Avaliação Institucional Externa (realizada por uma comissão de
                    avaliadores com competência  técnica  em avaliação.  Tinha por
                    objetivo avaliar a instituição e verificar “in loco”, a cada 3 anos, a
                    realização da autoavaliação);
                 •   Avaliação das Condições de Ensino (aplicada aos cursos em que
                    for  necessária  a  verificação  “in  loco”.  Também  subsidiaria  os
                    processos de reconhecimento de cursos novos a cada 3 anos);
                 •   PAIDEIA (do grego - formação do homem). Processo de Avaliação
                    Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área
                    (subsidia a autoavaliação e a avaliação externa. Prova que seria
                    aplicada por amostragem aos alunos no meio e no final do curso,
                    distribuídos  em 4 grandes áreas:  Ciências  Humanas,  Exatas,
                    Tecnológicas e Biológicas e da Saúde).


                 Além disso,  o  SINAES utilizaria,  entre  outros,  os  seguintes
            instrumentos de informação:
                 •   Censo da Educação Superior;

                 •   Cadastro das Instituições e Cursos;
                 •   Sistemas de registro da CAPES e da Secretaria da Educação Média
                    e Tecnológica/ MEC;

                 •   Plano de Desenvolvimento Institucional;
                 •   Projeto Político-Pedagógico dos Cursos.
                 Nessa proposta, a gestão do Sistema Integrado de Avaliação ficaria sob
            a responsabilidade de uma Comissão Nacional de Avaliação da Educação
            Superior  (CONAES), criada  pelo  Ministério  da Educação,  constituída  de
            12 integrantes de reconhecimento nacional como especialistas na área de
            avaliação ou de gestão da educação superior.


                                                                           47
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65