Page 60 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 60
instrumentos de avaliação da educação superior, a saber:
• Autoavaliação Institucional (feita por professores, alunos e
demais profissionais da instituição, a partir de um roteiro mínimo
preestabelecido. Deveria ser realizada de forma permanente como
etapa preparatória para a avaliação externa);
• Avaliação Institucional Externa (realizada por uma comissão de
avaliadores com competência técnica em avaliação. Tinha por
objetivo avaliar a instituição e verificar “in loco”, a cada 3 anos, a
realização da autoavaliação);
• Avaliação das Condições de Ensino (aplicada aos cursos em que
for necessária a verificação “in loco”. Também subsidiaria os
processos de reconhecimento de cursos novos a cada 3 anos);
• PAIDEIA (do grego - formação do homem). Processo de Avaliação
Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área
(subsidia a autoavaliação e a avaliação externa. Prova que seria
aplicada por amostragem aos alunos no meio e no final do curso,
distribuídos em 4 grandes áreas: Ciências Humanas, Exatas,
Tecnológicas e Biológicas e da Saúde).
Além disso, o SINAES utilizaria, entre outros, os seguintes
instrumentos de informação:
• Censo da Educação Superior;
• Cadastro das Instituições e Cursos;
• Sistemas de registro da CAPES e da Secretaria da Educação Média
e Tecnológica/ MEC;
• Plano de Desenvolvimento Institucional;
• Projeto Político-Pedagógico dos Cursos.
Nessa proposta, a gestão do Sistema Integrado de Avaliação ficaria sob
a responsabilidade de uma Comissão Nacional de Avaliação da Educação
Superior (CONAES), criada pelo Ministério da Educação, constituída de
12 integrantes de reconhecimento nacional como especialistas na área de
avaliação ou de gestão da educação superior.
47