Page 65 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 65

C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                IX.  políticas de atendimento aos estudantes;
                X.  sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da
                   continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

                A avaliação dos cursos de graduação, que tinha por objetivo identificar
           as condições  de ensino  oferecidas  aos  estudantes,  deveria utilizar
           procedimentos  e  instrumentos  diversificados  e  obrigatoriamente  receber
           visita de especialistas das respectivas áreas do conhecimento. Já a avaliação
           da formação dos estudantes sofreu uma mudança de concepção. Passou de
           Avaliação Integrada do Desenvolvimento Educacional e da Inovação da Área
           (PAIDEIA), para Avaliação de Desempenho dos Estudantes.
                Embora o próprio nome  indicasse  a redução  da abrangência  da
           avaliação,  o exame proposto  –  Exame  Nacional  de Desempenho  dos
           Estudantes (ENADE) – conservou muitas características da proposta inicial:
           grupos  amostrais  de  estudantes,  aplicação  em  diferentes  momentos  do
           percurso dos estudantes, envolveria aspectos de formação geral e conteúdos
           específicos da cada curso em particular, e incorporava questões relacionadas
           ao domínio de aprendizagens e habilidades dos estudantes.
                O ENADE, de acordo com o artigo 1º da Lei 10.801/04,

                     (...)  aferirá  o  desempenho  dos  estudantes  em  relação  aos  conteúdos
                     programáticos  previstos  nas  diretrizes  curriculares  dos  cursos  de
                     graduação, suas habilidades para o ajustamento às exigências decorrentes
                     da evolução do conhecimento  e suas competências  para  compreender
                     temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade
                     brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.


                Como  o  ENADE  é  um  dos  componentes  da  avaliação  do  curso,
           conforme prevê a legislação, esperava-se que nenhuma decisão regulatória
           seria tomada pelo MEC em função do resultado único do desempenho dos
           estudantes, nem tampouco seria utilizada para classificação das instituições.

                     (...) A nota do curso no ENADE será somada à nota do curso obtida
                     durante a  avaliação  in  loco,  a  ser  feita  periodicamente  por  comissões

           52
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70