Page 61 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                Para  Dias  Sobrinho  (2003d), estes  instrumentos  permitiriam  às
           instituições eventuais correções de rota sob a supervisão de uma comissão
           nacional,  envolvendo todos  os atores  e abrangendo os diversos aspectos
           da educação superior, avaliando as instituições de uma forma muito mais
           ampla e consistente.
                Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2003, a proposta
           entregue pela Comissão foi discutida no meio acadêmico e científico com
           ampla repercussão na mídia. Considerando que a nova proposta extinguiria
           o Exame Nacional de Cursos, o “Provão”, muitas foram as manifestações
           contrárias,  não  só  por  parte  de  lideranças  políticas  ligadas  ao  governo
           anterior, mas também de estudantes, pesquisadores da área e inclusive de
           instituições de ensino superior, principalmente as privadas.
                As críticas, em sua maioria, desprovidas de fundamentos, se colocavam
           na defesa do Exame Nacional de Cursos, se esquecendo de que era apenas
           um instrumento que avaliava o desempenho cognitivo do aluno, como se
           esse resultado dessa conta da diversidade da Educação Superior.
                Após as discussões  e passados três meses  da apresentação  do
           documento, apesar da defesa pública do então Secretário de Ensino Superior,
           Carlos Roberto Antunes, que teve um papel importante em sua tramitação,
           o projeto encaminhado à casa civil pelo então Ministro da Educação para
           posterior discussão no Congresso Nacional, reformulava o sistema vigente
           de avaliação, mas não continha a riqueza da proposta do SINAES.
                O novo Sistema (Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino
           Superior - SINAPES)  se apoiaria em 4 pilares: a) O processo de ensino (a
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           partir da informação do corpo docente); b) O processo de aprendizagem
           (avaliada  por  um  exame  nacional  no  início  e  no  final  do  curso);  c)  A
           capacidade institucional (informações sobre o conjunto da instituição); e
           d) A responsabilidade do curso com a sociedade em geral (desenvolvimento
           social da Instituição a partir de indicadores)





                 5.  SINAPES - Medida Provisória nº 147, de 15 dezembro de 2003 que instituiu o
                 Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior.

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