Page 59 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 59
C APÍTULO I EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO
uma perspectiva formativa e emancipatória, foi criada a Comissão Especial
de Avaliação (CEA), tendo como presidente o Prof. José Dias Sobrinho,
reconhecido pela comunidade universitária como um dos líderes do
movimento de defesa da avaliação como um processo de responsabilização
social, concebido a partir do modelo de educação que se pretende construir,
e não como mero mecanismo de controle.
Em suas próprias palavras, residia a esperança de novos rumos para a
Avaliação da Educação Superior no Brasil:
(...) Nos últimos oito anos, a avaliação exerceu papel central nas reformas
da educação superior no Brasil. [...] O governo brasileiro adotou vários
procedimentos estanques de avaliação. O sistema e os subsistemas
educativos foram recortados por avaliações fragmentadas que atendem
a objetivos específicos, mas são incapazes de fornecer uma visão de
globalidade. [...] Que a avaliação seja verdadeiramente educativa, isto é,
assuma neste governo que se inicia, função principalmente de formação,
não de regulação! (DIAS SOBRINHO, 2003c:7-9)
Em agosto de 2003, a comissão instituída pelo Ministério da Educação
entregou ao então Ministro Cristovam Buarque, o documento intitulado
SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, elaborado a
partir de um amplo processo de interlocução com a sociedade.
Na opinião do seu presidente, em entrevista à imprensa de Londrina-
PR, em outubro de 2003, “é mais do que a aplicação de uma nova
metodologia de avaliação – é uma transformação profunda no conceito de
ensino superior, uma ‘mudança filosófica’ que deixa para trás a ideia de
que as Instituições de Ensino Superior (IES) são meros instrumentos de
formação profissional quando, na realidade, seu objetivo é o de proporcionar
uma formação integral que insira os alunos tanto no mercado de trabalho
como em seu meio social e, ao mesmo tempo, faça da sociedade um parceiro
imprescindível desse processo.” (DIAS SOBRINHO, 2003d)
De acordo com a proposta (Comissão Especial de Avaliação, 2003),
o SINAES teria como enfoque central a Instituição, integrando todos os
46