Page 59 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 59

C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



           uma perspectiva formativa e emancipatória, foi criada a Comissão Especial
           de Avaliação  (CEA), tendo  como presidente  o Prof.  José  Dias Sobrinho,
           reconhecido  pela  comunidade  universitária  como  um  dos  líderes  do
           movimento de defesa da avaliação como um processo de responsabilização
           social, concebido a partir do modelo de educação que se pretende construir,
           e não como mero mecanismo de controle.
                Em suas próprias palavras, residia a esperança de novos rumos para a
           Avaliação da Educação Superior no Brasil:

                     (...) Nos últimos oito anos, a avaliação exerceu papel central nas reformas
                     da educação superior no Brasil. [...] O governo brasileiro adotou vários
                     procedimentos  estanques  de  avaliação.  O  sistema  e  os  subsistemas
                     educativos  foram  recortados  por  avaliações  fragmentadas  que  atendem
                     a  objetivos  específicos,  mas  são  incapazes  de  fornecer  uma  visão  de
                     globalidade. [...] Que a avaliação seja verdadeiramente educativa, isto é,
                     assuma neste governo que se inicia, função principalmente de formação,
                     não de regulação! (DIAS SOBRINHO, 2003c:7-9)


                Em agosto de 2003, a comissão instituída pelo Ministério da Educação
           entregou  ao  então  Ministro  Cristovam  Buarque,  o  documento  intitulado
           SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, elaborado a
           partir de um amplo processo de interlocução com a sociedade.
                Na opinião do seu presidente, em entrevista à imprensa de Londrina-
           PR, em  outubro  de 2003, “é mais  do que a aplicação  de uma  nova
           metodologia de avaliação – é uma transformação profunda no conceito de
           ensino  superior,  uma  ‘mudança  filosófica’  que  deixa  para  trás  a  ideia  de
           que as Instituições de Ensino Superior (IES) são meros instrumentos de
           formação profissional quando, na realidade, seu objetivo é o de proporcionar
           uma formação integral que insira os alunos tanto no mercado de trabalho
           como em seu meio social e, ao mesmo tempo, faça da sociedade um parceiro
           imprescindível desse processo.” (DIAS SOBRINHO, 2003d)
                De acordo com a proposta (Comissão Especial de Avaliação, 2003),
           o  SINAES  teria  como  enfoque  central  a  Instituição,  integrando  todos  os


           46
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64