Page 57 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO
Especialistas nacionais da área de avaliação se manifestavam
reiteradamente sobre as relações de tensão que envolviam o “estado
avaliador” e as instituições de ensino superior; e as consequências
devastadoras que isso trouxe para a Educação Brasileira. Mudanças se faziam
necessárias, mas só fariam sentido se fossem construídas coletivamente,
como explicitou Dias Sobrinho (2002b):
(...) Se os sujeitos da educação não se sentem responsáveis pelas ideias
e pelas ações educativas, as transformações terão um sentido meramente
burocrático, de regulação, e de curto alcance. Não serão significativas, pois
não farão parte do universo de sentidos que constroem as personalidades,
ou seja, essencialmente o que forma indivíduos autônomos e produz a
cidadania crítica e participativa, constituindo a um só tempo a base e o
centro da sociedade humana. (DIAS SOBRINHO, 2002b: 68)
Com o início de um novo governo (2003-2006), a comunidade
universitária se organizou para discutir e propor transformações no campo
da avaliação:
A Universidade Federal do Paraná realizou em março de 2003,
em Curitiba – PR, a 3ª etapa do Seminário Internacional de Avaliação
Institucional na Educação Superior, em parceria com a Pontifícia Universidade
Católica (PUCPR), com o CIVITAS – Instituto Internacional de Estudos
Avançados em Ciência, Técnica e Cultura e a RAIES – Rede de Avaliação das
Instituições de Educação Superior. De forma cooperativa, plural, dinâmica
e participativa, discutiu-se o papel da Avaliação Institucional na construção
de caminhos alternativos para a transformação da Educação Superior,
tornando evidente o seu compromisso contemporâneo com um projeto de
desenvolvimento acadêmico sustentado por princípios como a democracia,
a autonomia, a pertinência e a responsabilidade social. A ideia central era
construir uma rede de Cooperação Interuniversitária que pudesse contribuir
para a formulação de Políticas Públicas na área do Ensino Superior latino-
americano e mais especificamente, subsidiar o novo governo brasileiro
no que diz respeito à avaliação do Ensino Superior. Durante o evento foi
elaborado um documento encaminhado à Secretaria de Educação Superior
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