Page 57 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                Especialistas  nacionais  da área de avaliação  se manifestavam
           reiteradamente  sobre as relações  de tensão  que envolviam o “estado
           avaliador” e  as  instituições  de  ensino  superior;  e  as  consequências
           devastadoras que isso trouxe para a Educação Brasileira. Mudanças se faziam
           necessárias,  mas só fariam sentido  se fossem  construídas  coletivamente,
           como explicitou Dias Sobrinho (2002b):


                     (...) Se os sujeitos da educação não se sentem responsáveis pelas ideias
                     e pelas ações educativas, as transformações terão um sentido meramente
                     burocrático, de regulação, e de curto alcance. Não serão significativas, pois
                     não farão parte do universo de sentidos que constroem as personalidades,
                     ou  seja,  essencialmente  o  que  forma  indivíduos  autônomos  e  produz  a
                     cidadania crítica e participativa, constituindo a um só tempo a base e o
                     centro da sociedade humana. (DIAS SOBRINHO, 2002b: 68)


                Com o início  de um novo governo (2003-2006),  a comunidade
           universitária se organizou para discutir e propor transformações no campo
           da avaliação:

                A  Universidade  Federal  do  Paraná  realizou  em  março  de  2003,
           em  Curitiba  –  PR,  a  3ª  etapa  do  Seminário  Internacional  de  Avaliação
           Institucional na Educação Superior, em parceria com a Pontifícia Universidade
           Católica  (PUCPR), com o  CIVITAS – Instituto  Internacional de Estudos
           Avançados em Ciência, Técnica e Cultura e a RAIES – Rede de Avaliação das
           Instituições de Educação Superior. De forma cooperativa, plural, dinâmica
           e participativa, discutiu-se o papel da Avaliação Institucional na construção
           de  caminhos  alternativos  para  a  transformação  da  Educação  Superior,
           tornando evidente o seu compromisso contemporâneo com um projeto de
           desenvolvimento acadêmico sustentado por princípios como a democracia,
           a autonomia, a pertinência e a responsabilidade social. A ideia central era
           construir uma rede de Cooperação Interuniversitária que pudesse contribuir
           para a formulação de Políticas Públicas na área do Ensino Superior latino-
           americano  e  mais  especificamente,  subsidiar  o  novo  governo  brasileiro
           no que diz respeito à avaliação do Ensino Superior. Durante o evento foi
           elaborado um documento encaminhado à Secretaria de Educação Superior

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