Page 54 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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reorganizar o sistema de avaliação do ensino superior. O Decreto reuniu
            os procedimentos de avaliação da pós-graduação “stricto sensu” (CAPES), o
            Exame Nacional de Cursos, a autoavaliação das IES e a análise das condições
            de oferta dos cursos de graduação, conduzida por comissões de especialistas,
            como recurso complementar aos resultados do “Provão”.
                 Para Dias Sobrinho (1998a), havia uma diversidade de procedimentos
            avaliativos  fazendo  uso  de  técnicas  variadas,  fundamentando-se  em
            concepções distintas e objetivando cumprir papéis diferenciados:

                      (...)  O  Decreto  2.026  reconhecendo  essa  pluralidade,  estabelece
                      procedimentos  que pretendem  conferir ao processo um certo sentido de
                      integração. Difícil? Dificílimo pois em muitos pontos fundamentais são
                      gritantemente  distintas  a  concepções  de  avaliação  (de  universidade,  de
                      sociedade...) que cada qual carrega. (DIAS SOBRINHO,1998a:07)


                 Desde sua implantação, o “Provão” vinha recebendo diversas críticas,
            principalmente por estabelecer padrões de referência que não contemplavam
            realidades regionais e porque considerava partes isoladas de uma instituição,
            que não retratavam seu desempenho global. (PERIM e ZANETTI, 2001)
                 Apenas em abril de 1998, o “processo” da avaliação das instituições
            de ensino superior, previsto no Decreto, foi regulamentado. A Portaria nº
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            302/98  de 1998, previa que a avaliação seria realizada pela Secretaria de
            Educação Superior - SESU, no âmbito do PAIUB. Ainda assim, o que se
            viu foi uma total desaceleração do PAIUB em contraponto a uma enorme
            valorização do Exame Nacional de Cursos. Embora mantido por força de lei,
            o PAIUB não mais recebeu aporte financeiro.
                   Aos  poucos  o  Exame  Nacional  dos  Cursos  foi  se  transformando
            para a sociedade na “avaliação“ das universidades e conquistou um espaço






                  3.  Portaria nº 302 de 07 de abril de 1998 que normatiza os procedimentos de
                  avaliação do desempenho individual das instituições de ensino superior, revogada
                  pela Portaria nº 3.819/2005.

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