Page 69 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 69

C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                Dando  prosseguimento  ao  SINAES,  em  2006, o  Instituto  Nacional
           de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria
           com a CONAES realizou seminários reunindo dirigentes das Instituições de
           Ensino Superior por regiões, para discutir o Sistema Nacional de Avaliação
           da Educação  Superior com o objetivo de orientar e esclarecer  a respeito
           das avaliações  das Instituições de Educação  Superior e dos cursos  de
           graduação. Além de apresentar as diretrizes e os princípios do SINAES, os
           seminários propunham uma reflexão sobre a nova sistemática de avaliação,
           apresentando os instrumentos externos (ENADE, Avaliação Institucional e
           Avaliação dos Cursos) e internos (Autoavaliação).
                Ainda em 2006,  a CONAES e o INEP deram prosseguimento  à
           normatização  das  ações  desenvolvidas  no  âmbito  do  SINAES  com  a
           publicação  do  Edital  de  credenciamento  de  docentes  para  compor  as
           comissões de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior e dos
           Cursos de Graduação da Educação Superior; do Instrumento de Avaliação de
           Cursos de Graduação; do Instrumento de Avaliação Externa de Instituições
           de Educação Superior, e criando o  banco de  avaliadores do SINAES, e a
           Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA.
                Um passo importante na consolidação do SINAES foi a constituição
           do  Banco  de  Avaliadores  do  Sistema  Nacional  de  Avaliação  da  Educação
           Superior - BASis em maio de 2006, sob a responsabilidade da Comissão
           Técnica de Acompanhamento e Avaliação, e que permitiu a participação da
           comunidade acadêmica e da sociedade civil na composição das comissões
           de avaliação.
                O BASis é o cadastro nacional de avaliadores, regido pelos princípios
           do SINAES e foi concebido para operar de forma totalmente informatizada
           desde  a inscrição  dos  avaliadores,  até  a designação  das comissões.  Está
           integrado a outras bases de dados do INEP e à Plataforma Lattes (CNPq),
           buscando facilitar a comparação e a otimização dos procedimentos de coleta
           e registro de informações. (RISTOFF et al, 2006)
                Para participar  das  comissões,  os  avaliadores,  além  de  cumprir  os
           critérios de seleção, passavam por um processo de capacitação. Iniciado no
           final de 2006, e com previsão de vencer a primeira etapa até o primeiro


           56
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74