Page 69 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 69
C APÍTULO I EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO
Dando prosseguimento ao SINAES, em 2006, o Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria
com a CONAES realizou seminários reunindo dirigentes das Instituições de
Ensino Superior por regiões, para discutir o Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior com o objetivo de orientar e esclarecer a respeito
das avaliações das Instituições de Educação Superior e dos cursos de
graduação. Além de apresentar as diretrizes e os princípios do SINAES, os
seminários propunham uma reflexão sobre a nova sistemática de avaliação,
apresentando os instrumentos externos (ENADE, Avaliação Institucional e
Avaliação dos Cursos) e internos (Autoavaliação).
Ainda em 2006, a CONAES e o INEP deram prosseguimento à
normatização das ações desenvolvidas no âmbito do SINAES com a
publicação do Edital de credenciamento de docentes para compor as
comissões de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior e dos
Cursos de Graduação da Educação Superior; do Instrumento de Avaliação de
Cursos de Graduação; do Instrumento de Avaliação Externa de Instituições
de Educação Superior, e criando o banco de avaliadores do SINAES, e a
Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA.
Um passo importante na consolidação do SINAES foi a constituição
do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior - BASis em maio de 2006, sob a responsabilidade da Comissão
Técnica de Acompanhamento e Avaliação, e que permitiu a participação da
comunidade acadêmica e da sociedade civil na composição das comissões
de avaliação.
O BASis é o cadastro nacional de avaliadores, regido pelos princípios
do SINAES e foi concebido para operar de forma totalmente informatizada
desde a inscrição dos avaliadores, até a designação das comissões. Está
integrado a outras bases de dados do INEP e à Plataforma Lattes (CNPq),
buscando facilitar a comparação e a otimização dos procedimentos de coleta
e registro de informações. (RISTOFF et al, 2006)
Para participar das comissões, os avaliadores, além de cumprir os
critérios de seleção, passavam por um processo de capacitação. Iniciado no
final de 2006, e com previsão de vencer a primeira etapa até o primeiro
56