Page 67 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO I  EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO



                IV.  articular-se  com  os  sistemas  estaduais  de ensino,  visando  a
                   estabelecer ações e critérios comuns de avaliação e supervisão da
                   educação superior; e
                V.  submeter  anualmente  à  aprovação  do  Ministro  de  Estado  da
                   Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o
                   Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.


                Enfim,  o  Sistema  propôs  uma  avaliação  institucional  integrada,
           utilizando-se de múltiplos instrumentos de avaliação. Com isso, permitiria
           às instituições eventuais correções de rota sob a supervisão de uma comissão
           nacional,  envolvendo todos  os atores  e abrangendo os diversos aspectos
           da educação superior, avaliando as instituições de uma forma muito mais
           ampla e consistente.
                Nessa nova perspectiva a avaliação da educação superior evidenciava
           uma mudança de paradigma que, para Dias Sobrinho, se mostrava com mais
           clareza nos seguintes aspectos:

                a.  O foco central da avaliação passa a ser a avaliação institucional,
                   tomadas  por  objeto  todas  as  dimensões  de  uma  instituição  e
                   combinando-se  processos  de  autoavaliação  e  avaliação  externa.
                   Não mais se trata de operar instrumentos  isolados  centrados
                   basicamente no estudante e no curso, sem remissão à instituição,
                   à missão institucional, à área e ao Sistema de Educação Superior;

                b.  O SINAES é concebido de modo a promover a interatuação e a
                   mútua  alimentação  da avaliação  e da regulação.  Com  caráter
                   vinculativo,  a avaliação  subsidia  os processos  regulatórios  e
                   destes se serve para as novas dinâmicas avaliativas na perspectiva
                   do permanente  aperfeiçoamento  das funções  institucionais. Até
                   agora, a avaliação esteve  subsumida pela regulação,  a ponto
                   de a função principal ser a de controle, acomodação às normas
                   burocrático-legais e comparações parta acirrar a competição entre
                   as IES;
                c.  Uma concepção global fundamentada  e confere  coesão  aos
                   distintos instrumentos articulados. Isso se distingue da opção de


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