Page 38 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 38

Ainda que todo o desenrolar do estudo tenha sido pautado na tentativa
            de valorizar os processos para se conhecer a qualidade do Curso de Medicina
            da UEL,  para a comunidade  universitária  e para a sociedade,  a essência
            estava na seguinte questão: “Os estudantes formados pela nova proposta
            curricular  do Curso de medicina  da UEL apresentam  bom desempenho
            quando comparados aos estudantes de outros cursos de medicina do país?”
            Analisando o contexto da Educação Superior e da Educação Médica à época,
            essa foi a pergunta que o estudo, desenvolvido nos anos de 2003 a 2007, se
            propôs a responder.
                 Embora  realizado  há quase  15 anos,  poucas  foram  as mudanças  na
            legislação  da avaliação  da educação  superior  no  período.  Isso  garantiu
            a continuidade  da política  de avaliação,  na perspectiva da melhoria  da
            qualidade de cursos e instituições e não meramente de sua classificação.
            Estando em processo contínuo de aprimoramento, sua essência permanece,
            concedendo longevidade ao estudo realizado.
                 A experiência vivenciada por um curso de medicina renomado, cuja
            trajetória segue inspirando estudantes, profissionais e gestores da área da
            saúde, pode iluminar a história de outros cursos, na permanente busca da
            qualificação de suas propostas pedagógicas e de seus processos avaliativos,
            permeada pelo ideal da formação médica alinhada aos princípios do Sistema
            Único de Saúde.
























                                                                           25
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43