Page 38 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 38
Ainda que todo o desenrolar do estudo tenha sido pautado na tentativa
de valorizar os processos para se conhecer a qualidade do Curso de Medicina
da UEL, para a comunidade universitária e para a sociedade, a essência
estava na seguinte questão: “Os estudantes formados pela nova proposta
curricular do Curso de medicina da UEL apresentam bom desempenho
quando comparados aos estudantes de outros cursos de medicina do país?”
Analisando o contexto da Educação Superior e da Educação Médica à época,
essa foi a pergunta que o estudo, desenvolvido nos anos de 2003 a 2007, se
propôs a responder.
Embora realizado há quase 15 anos, poucas foram as mudanças na
legislação da avaliação da educação superior no período. Isso garantiu
a continuidade da política de avaliação, na perspectiva da melhoria da
qualidade de cursos e instituições e não meramente de sua classificação.
Estando em processo contínuo de aprimoramento, sua essência permanece,
concedendo longevidade ao estudo realizado.
A experiência vivenciada por um curso de medicina renomado, cuja
trajetória segue inspirando estudantes, profissionais e gestores da área da
saúde, pode iluminar a história de outros cursos, na permanente busca da
qualificação de suas propostas pedagógicas e de seus processos avaliativos,
permeada pelo ideal da formação médica alinhada aos princípios do Sistema
Único de Saúde.
25