Page 35 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 35

pelo  Ministério da Educação  e o Projeto  de Avaliação das Tendências  de
           Mudanças do Curso de Graduação das Escolas Médicas Brasileiras - CAEM,
           coordenado pela Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM.
                O desafio assumido refere-se à compreensão do papel da avaliação na
           educação superior, particularmente em processos de mudança, analisando
           uma  experiência concreta  na educação  médica.  Em  função  do histórico
           do  próprio  Curso,  que  construiu  uma  cultura  avaliativa,  acompanhando
           o  cenário  nacional  da  educação  médica,  que  desde  a  década  de  noventa
           vinha  realizando  a  avaliação  das  escolas  médicas;  e  as  mudanças  que  se
           desenvolviam no cenário internacional na área da saúde, no qual a avaliação
           desempenhava  um papel essencial;  o Colegiado  do Curso  possuía  um
           acúmulo importante na área de avaliação, que se traduzia em ações concretas.
                A questão era transpor as iniciativas isoladas de avaliação e construir um
           sistema que pudesse integrar os vários instrumentos utilizados, ampliando
           o foco da avaliação de modo a permitir a identificação das potencialidades e
           dificuldades do curso de graduação e conhecer os resultados das mudanças
           adotadas pelo novo currículo. Essa iniciativa acontecia em concomitância ao
           processo de discussão e aprovação da nova proposta nacional de avaliação
           da educação superior, ocorrida em 2003, e que culminou com a implantação
           do  Sistema  Nacional  de  Avaliação  da Educação  Superior  –  SINAES,  pelo
           Ministério da Educação em 2004.
                Com isso foi possível desenvolver o Sistema Integrado de Avaliação do
           Curso de Medicina da UEL – SIAMed, com base nos princípios e diretrizes
           que vinham sendo estabelecidos  para a Avaliação  da Educação  Superior,
           permitindo um olhar ampliado sobre o curso na perspectiva da avaliação
           interna, bem como  conhecer  o desempenho  do Curso na perspectiva da
           avaliação externa.
                Esses  resultados  puderam  ser  melhor  compreendidos  quando
           analisados à luz do desempenho dos estudantes do Curso de medicina da
           UEL frente ao desempenho dos estudantes de outras Escolas Médicas do país,
           o que foi possível a partir dos dados do Exame Nacional de Desempenho do
           Estudante - ENADE, um dos componentes do SINAES, que em sua primeira
           edição no ano de 2004, avaliou a área de medicina.


           22
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40