Page 35 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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pelo Ministério da Educação e o Projeto de Avaliação das Tendências de
Mudanças do Curso de Graduação das Escolas Médicas Brasileiras - CAEM,
coordenado pela Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM.
O desafio assumido refere-se à compreensão do papel da avaliação na
educação superior, particularmente em processos de mudança, analisando
uma experiência concreta na educação médica. Em função do histórico
do próprio Curso, que construiu uma cultura avaliativa, acompanhando
o cenário nacional da educação médica, que desde a década de noventa
vinha realizando a avaliação das escolas médicas; e as mudanças que se
desenvolviam no cenário internacional na área da saúde, no qual a avaliação
desempenhava um papel essencial; o Colegiado do Curso possuía um
acúmulo importante na área de avaliação, que se traduzia em ações concretas.
A questão era transpor as iniciativas isoladas de avaliação e construir um
sistema que pudesse integrar os vários instrumentos utilizados, ampliando
o foco da avaliação de modo a permitir a identificação das potencialidades e
dificuldades do curso de graduação e conhecer os resultados das mudanças
adotadas pelo novo currículo. Essa iniciativa acontecia em concomitância ao
processo de discussão e aprovação da nova proposta nacional de avaliação
da educação superior, ocorrida em 2003, e que culminou com a implantação
do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, pelo
Ministério da Educação em 2004.
Com isso foi possível desenvolver o Sistema Integrado de Avaliação do
Curso de Medicina da UEL – SIAMed, com base nos princípios e diretrizes
que vinham sendo estabelecidos para a Avaliação da Educação Superior,
permitindo um olhar ampliado sobre o curso na perspectiva da avaliação
interna, bem como conhecer o desempenho do Curso na perspectiva da
avaliação externa.
Esses resultados puderam ser melhor compreendidos quando
analisados à luz do desempenho dos estudantes do Curso de medicina da
UEL frente ao desempenho dos estudantes de outras Escolas Médicas do país,
o que foi possível a partir dos dados do Exame Nacional de Desempenho do
Estudante - ENADE, um dos componentes do SINAES, que em sua primeira
edição no ano de 2004, avaliou a área de medicina.
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