Page 24 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 24

PREFÁCIO



                 “Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a
                            gente as sacuda, elas tornam e pousam.”
                             (Uns braços, conto de Machado de Assis)




                 Com  a  publicação  deste  livro,  finalmente  o  estudo  realizado  pela
            Professora Gianna Lepre Perim poderá ser conhecido por um número maior
            de interessados nos assuntos da saúde, especialmente da educação médica, e
            nos assuntos da educação superior, especialmente da avaliação institucional.
                 Como  ex-coordenadora  da  Comissão  de  Avaliação  Institucional  da
            Universidade Estadual de Londrina na década de 1990 e colaboradora da
            Comissão de Avaliação do Curso de Medicina, a Professora Gianna reunia,
            na época do seu doutorado na UNICAMP, em meados dos anos 2000, as
            condições necessárias para contribuir de forma decisiva na construção do
            Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina – SIAMed. Além disso,
            acompanhou os demais processos avaliativos dos quais o curso participou
            naqueles  anos, como  o  Mecanismo  Experimental  de  Credenciamento
            –  MEXA  –  dos  Cursos  de  Medicina  no  âmbito  do  setor  educacional  do
            MERCOSUL e o Projeto  de Avaliação  das Tendências  de Mudanças  das
            Escolas Médicas, coordenado pela ABEM.
                 Orientada pelo Professor José Dias Sobrinho, renomado especialista
            na  área  da  avaliação  educacional,  acompanhou  de  perto  as  discussões  e
            iniciativas  que aconteceram  no início  dos anos 2000, que resultaram na
            aprovação  da nova proposta  de avaliação  da educação  superior  nacional,


                                                                           11
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29