Page 24 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 24
PREFÁCIO
“Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a
gente as sacuda, elas tornam e pousam.”
(Uns braços, conto de Machado de Assis)
Com a publicação deste livro, finalmente o estudo realizado pela
Professora Gianna Lepre Perim poderá ser conhecido por um número maior
de interessados nos assuntos da saúde, especialmente da educação médica, e
nos assuntos da educação superior, especialmente da avaliação institucional.
Como ex-coordenadora da Comissão de Avaliação Institucional da
Universidade Estadual de Londrina na década de 1990 e colaboradora da
Comissão de Avaliação do Curso de Medicina, a Professora Gianna reunia,
na época do seu doutorado na UNICAMP, em meados dos anos 2000, as
condições necessárias para contribuir de forma decisiva na construção do
Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina – SIAMed. Além disso,
acompanhou os demais processos avaliativos dos quais o curso participou
naqueles anos, como o Mecanismo Experimental de Credenciamento
– MEXA – dos Cursos de Medicina no âmbito do setor educacional do
MERCOSUL e o Projeto de Avaliação das Tendências de Mudanças das
Escolas Médicas, coordenado pela ABEM.
Orientada pelo Professor José Dias Sobrinho, renomado especialista
na área da avaliação educacional, acompanhou de perto as discussões e
iniciativas que aconteceram no início dos anos 2000, que resultaram na
aprovação da nova proposta de avaliação da educação superior nacional,
11