Page 23 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 23

os conhecimentos necessários inclusive para lidar com o fim da vida. Em
           que medida este ideal vem sendo enfrentado pelas Escolas Médicas hoje?
                Nesta perspectiva é interessante observar o quanto uma estratégia de
           ensino permite vislumbrar a efetivação ou não do SUS num determinado
           território, oferecendo serviços e a garantia de acesso à população.
                O  resultado  apontado  por este  trabalho,  contribui  para a projeção
           de Londrina nos cenários da saúde e da educação médica. Embora ainda
           distante dos padrões de países desenvolvidos, o perfil de saúde da cidade é
           bastante avançado e o Curso de Medicina chegou na frente, substituindo as
           disciplinas na grade curricular por módulos interdisciplinares se adiantando
           em relação  às  Diretrizes  Curriculares  Nacionais do Curso de Graduação
           em Medicina (Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação – CNE),
           aprovadas  em  novembro  de  2001 e  que  teve  vigência  até  2014, quando
           novas diretrizes foram aprovadas pelo CNE.
                Estamos diante de novos paradigmas educacionais e assistenciais na
           educação médica, na qual a avaliação torna-se essencial para acompanhar
           e melhor orientar as mudanças. A publicação  deste  livro vem em boa
           hora, para ser lido, refletido e debatido. Não deve ficar nas prateleiras das
           bibliotecas ou nos arquivos eletrônicos. Afinal, existem possibilidades de
           mudança na educação médica a serem construídas e esperamos que estes
           subsídios trazidos por esta publicação sirvam para os necessários ajustes a
           serem feitos, não apenas pelo Curso de Medicina da UEL, mas por outros
           cursos  que veem na formação  médica  de qualidade,  o caminho  para a
           materialização do SUS que queremos.


                                                      Londrina, maio de 2020.


                                                  João José Batista de Campos
                                        Coordenador do Colegiado do Curso (1996 – 1999)

                                                       Neide Tomimura Costa
                                       Coordenadora do Colegiado do Curso (2020 – 2022)



           10
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28