Page 26 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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2007, ano da apresentação, defesa e aprovação da tese que deu origem
a este livro, era também o ano em que o curso de medicina da Universidade
Estadual de Londrina - UEL completava 40 anos de existência. O curso,
seus dirigentes e sua comunidade acadêmica, constituída de centenas
de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos,
encontravam-se também às vésperas de completar 10 anos da implantação
de um projeto pedagógico inovador e que começava a ser conhecido como
“o currículo integrado do curso de medicina da UEL”.
A leitura do livro permitirá ao leitor tomar conhecimento ou recordar
fatos acerca das realidades existentes “antes e durante” a realização da
pesquisa, da defesa da tese e da redação do “miolo” desse livro. Neste
momento apresentamos subsídios para que o leitor contextualize para hoje
e projete para amanhã, para cada um dos quatro contextos mencionados, as
lições e reflexões propiciadas pela pesquisadora, que vão muito além dos
muros de um curso de medicina, e podem iluminar caminhos para outras
escolas médicas no campo da avaliação.
Sobre o primeiro contexto mencionado, do curso de medicina da UEL,
que foi objeto da pesquisa realizada e que foi aprofundado no Capítulo 4 do
livro, ao completar seus primeiros 50 anos de existência, da mesma forma
que nos seus 40 anos anteriores à época do estudo realizado, continua sendo
motivo de orgulho para seus estudantes, professores, para as instituições
públicas, privadas e para a sociedade regional. O curso foi criado em 1967,
durante a década do primeiro “boom” de expansão das Escolas Médicas no
país, que de 35 em 1960 chegaram a 57 em 1969. Sua trajetória, sempre
tendo sido um curso inovador, com competências e qualidades reconhecidas
pela comunidade interna e externa, não impediu as frequentes e contínuas
mudanças que viveu e vive. Ao contrário, sempre as estimulou e é, em nossa
opinião, um dos motivos de manter-se vivo e desafiador, atraindo ano após
ano, milhares de pretendentes às suas vagas.
Embora de boa qualidade, graças à dedicação de seus alunos e
professores e à estreita relação desde seu início com os serviços e os
sistemas de saúde, o currículo e as práticas de ensino que antecederam
o currículo integrado, eram, principalmente nas primeiras quatro séries,
excessivamente teóricas, compartimentalizadas e apresentavam sinais
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