Page 26 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 26

2007, ano da apresentação, defesa e aprovação da tese que deu origem
            a este livro, era também o ano em que o curso de medicina da Universidade
            Estadual  de  Londrina  - UEL  completava  40 anos  de  existência.  O  curso,
            seus  dirigentes e  sua  comunidade  acadêmica,  constituída  de  centenas
            de  professores,  estudantes  e  funcionários  técnico-administrativos,
            encontravam-se também às vésperas de completar 10 anos da implantação
            de um projeto pedagógico inovador e que começava a ser conhecido como
            “o currículo integrado do curso de medicina da UEL”.
                 A leitura do livro permitirá ao leitor tomar conhecimento ou recordar
            fatos acerca das realidades existentes  “antes e durante” a realização da
            pesquisa,  da defesa  da tese  e da redação  do  “miolo”  desse  livro.  Neste
            momento apresentamos subsídios para que o leitor contextualize para hoje
            e projete para amanhã, para cada um dos quatro contextos mencionados, as
            lições e reflexões propiciadas pela pesquisadora, que vão muito além dos
            muros de um curso de medicina, e podem iluminar caminhos para outras
            escolas médicas no campo da avaliação.
                 Sobre o primeiro contexto mencionado, do curso de medicina da UEL,
            que foi objeto da pesquisa realizada e que foi aprofundado no Capítulo 4 do
            livro, ao completar seus primeiros 50 anos de existência, da mesma forma
            que nos seus 40 anos anteriores à época do estudo realizado, continua sendo
            motivo de orgulho para seus estudantes, professores, para as instituições
            públicas, privadas e para a sociedade regional. O curso foi criado em 1967,
            durante a década do primeiro “boom” de expansão das Escolas Médicas no
            país, que de 35 em 1960 chegaram a 57 em 1969. Sua trajetória, sempre
            tendo sido um curso inovador, com competências e qualidades reconhecidas
            pela comunidade interna e externa, não impediu as frequentes e contínuas
            mudanças que viveu e vive. Ao contrário, sempre as estimulou e é, em nossa
            opinião, um dos motivos de manter-se vivo e desafiador, atraindo ano após
            ano, milhares de pretendentes às suas vagas.
                 Embora de boa qualidade, graças à dedicação de seus alunos e
            professores  e  à  estreita  relação  desde  seu  início  com  os  serviços  e  os
            sistemas  de saúde, o currículo e as práticas de ensino que antecederam
            o  currículo  integrado,  eram,  principalmente  nas  primeiras  quatro  séries,
            excessivamente  teóricas,  compartimentalizadas  e  apresentavam  sinais

                                                                           13
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31