Page 17 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 17

de  Londrina  (UEL),  especificamente  ao  seu  Curso  de  Medicina  que,  em
           2007, completava 10 anos de uma mudança curricular histórica no contexto
           brasileiro.  Na fala da autora deste  livro, uma  “experiência com as mudanças
           implementadas no novo currículo em resposta às demandas nacionais e internacionais
           da Educação Médica” à época!

                A contribuição do Curso de Medicina da UEL à discussão da Educação
           Médica Brasileira é inquestionável! A participação ativa do curso e de seus
           professores  nos  Congressos  Brasileiros  de  Educação  Médica,  em  todo  o
           desenrolar do Projeto CINAEM, no Projeto UNI, na sua evolução para Rede
           UNIDA, na promulgação das DCNs de 2001 são marcos que fazem parte
           deste contexto educacional de pesquisa.

                Discutir  a  Avaliação  do  curso  médico  significa  reassumir  nosso
           compromisso com a divulgação de pesquisas e reflexões que alavanquem a
           transformação de práticas e a adequação de projetos formativos inovadores,
           comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde e com a
           formação de profissionais preparados para a integralidade no cuidado ao ser
           humano.

                A comunidade  da  Educação  Médica  Brasileira  recebe,  sem  dúvida,
           uma  grande  obra!  Sua  leitura  reveste-se  de  uma  efetiva  oportunidade
           de aprofundar a compreensão de pressupostos,  teorias  e práticas  sobre
           avaliação,  com  seus  embates  e dilemas  na (re)construção de processos
           formativos que tenham significado e representem possibilidades efetivas de
           transformação das práticas profissionais.




                                                     São Paulo, maio de 2020.



                                                  Prof. Dr. Nildo Alves Batista
                                                        Diretor-presidente da ABEM






           4
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22