Page 17 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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de Londrina (UEL), especificamente ao seu Curso de Medicina que, em
2007, completava 10 anos de uma mudança curricular histórica no contexto
brasileiro. Na fala da autora deste livro, uma “experiência com as mudanças
implementadas no novo currículo em resposta às demandas nacionais e internacionais
da Educação Médica” à época!
A contribuição do Curso de Medicina da UEL à discussão da Educação
Médica Brasileira é inquestionável! A participação ativa do curso e de seus
professores nos Congressos Brasileiros de Educação Médica, em todo o
desenrolar do Projeto CINAEM, no Projeto UNI, na sua evolução para Rede
UNIDA, na promulgação das DCNs de 2001 são marcos que fazem parte
deste contexto educacional de pesquisa.
Discutir a Avaliação do curso médico significa reassumir nosso
compromisso com a divulgação de pesquisas e reflexões que alavanquem a
transformação de práticas e a adequação de projetos formativos inovadores,
comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde e com a
formação de profissionais preparados para a integralidade no cuidado ao ser
humano.
A comunidade da Educação Médica Brasileira recebe, sem dúvida,
uma grande obra! Sua leitura reveste-se de uma efetiva oportunidade
de aprofundar a compreensão de pressupostos, teorias e práticas sobre
avaliação, com seus embates e dilemas na (re)construção de processos
formativos que tenham significado e representem possibilidades efetivas de
transformação das práticas profissionais.
São Paulo, maio de 2020.
Prof. Dr. Nildo Alves Batista
Diretor-presidente da ABEM
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