Page 39 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo



            Uso de Medicamentos. Isto não significa minimizar a importância
            dessas áreas. Algumas desempenham papel primordial na
            organização de serviços de saúde. Mas, como observa Madel
            Luz (43): “Na presente conjuntura, a dominância está sendo
            exercida pela componente “assistência médica” sobre as demais
            (saúde pública, recursos humanos, saneamento básico). Esta
            dominância seria justificada pelo volume de recursos com que
            maneja o setor assistencial, através do MPAS, pela magnitude
            da população assistida (cobertura de cerca de 70% nas regiões
            urbanas), pelo componente ideológico que prefere a “medicina
            assistencial” à “saúde pública” e, finalmente pelas relações do
            setor com os insumos materiais, em particular com a produção
            de medicamentos e equipamentos hospitalares”. E além do
            mais, mesmo com suas especificidades, no essencial as demais
            áreas obedecem às mesmas diretrizes que a área de produção
            de serviços de saúde. O desenvolvimento das outras áreas é
            uma contrapartida da natureza, âmbito e objetivos das políticas
            de saúde em geral, das quais este mesmo desenvolvimento é
            parcialmente condicionante.
                 Bem, além da delimitação expressa anteriormente e como
            decorrência dela, cabe nova delimitação. Com efeito, na medida
            em que o Estado concedeu prioridade à assistência médica
            individualizada através da Previdência Social – em  1971 o
            INPS consolida-se como principal órgão de assistência, uma
            vez que se torna responsável por 41% do total de gastos no
            setor saúde - (5), levando a uma estagnação no âmbito do M.S.
            Segundo ainda Braga (5), entre  1961 e  1976, o orçamento
            anual do Ministério da Saúde sofreu uma redução de 4,57%
            do orçamento da União para 0,90%. Por outro lado, a elevação
            de gastos do INPS foi de 22,4% em  1967 para 31,3% em
            1976. Neste quadro pode-se identificar a Política Nacional
            de  Assistência  Médica  da  Previdência  Social  como  sendo  a



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