Page 42 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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ESTADO E POLÍTICAS DE SAÚDE



                  Pública – que tem por objetivo, entre outros, a manutenção
                  em certos casos, de níveis de saúde do exército de reserva e a
                  diminuição das tensões sociais –  (61) como o FSESP, algumas
                  Secretarias Estaduais de Saúde, e mesmo grandes hospitais
                  previdenciários ou públicos (Hospital das Clínicas da USP,
                  Hospital dos Servidores, Hospital de Clínicas da UFRJ), sua
                  atuação está refletindo em maior ou menor grau (estejam ou
                  não conveniados com o INAMPS) o modelo de Assistência
                  Médica da Previdência Social.


                      2.3. As formas de produção de serviços de saúde no âmbito da
                                 Previdência Social

                      E qual o modelo em que está organizada a assistência
                  médica da Previdência Social? Identificam-se três formas
                  distintas com que se dá a produção de serviços de saúde, ou
                  mais especificamente, de serviços médicos no âmbito de ação do
                  atual INAMPS. Vale lembrar que este modelo tem sua origem
                  na época dos antigos IAPs, mas foi sensivelmente reforçado
                  pela criação do INPS (1967) e mais recentemente pela Portaria
                  MPAS nº 39 de 1974 que aprovou o PPA :
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                  3.  O  PPA  elaborado  pela  mesma  equipe  do  PNS/68,  é  “curiosamente”  um  plano
                    que não tem, no seu texto, qualquer ordem de prioridade, conforme identificou
                    Gentile de Mello. Deixa ao nível da execução a eleição das verdadeiras prioridades
                    que consistem em privilegiar os produtores de serviço da área privada lucrativa. É o
                    que se pode verificar, por exemplo, no “Projeto Londrina” (33) – o PPA em nível
                    local – que, ao estabelecer sua estratégia, deixa claro pretender, entre outras medidas:
                    “A criação de condições para o surgimento de empresas de prestação de serviços
                    médicos na região. (...) Apesar da carência de empresas médicas e mesmo de grupos
                    médicos organizados na região representarem dificuldades consideráveis à celebração
                    de convênios com empresas, deverá ser desenvolvido intenso trabalho junto a seus
                    empregados, objetivando desafogar a rede própria da previdência”. Mais adiante
                    veremos, com números, como isso se concretizou.


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