Page 37 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo



            conflitos sociais que poderiam emergir irresistivelmente com
            a doença não controlada” (42). Enfim, a Política Nacional de
            Saúde, como no restante das relações econômicas e políticas,
            é, basicamente, centralizadora e concentradora de renda. Hoje
            ela representa, fundamentalmente, os interesses do capital
            monopolista.
                 Como opção metodológica, inclusive para clarear essa
            questão da existência ou não de uma Política Nacional de Saúde,
            definiu-se pela análise da prática dos serviços de saúde, pois é
            a este nível que adquirem concreção as diretrizes da Política
            Nacional de Saúde. A busca das diretrizes em documentos
            oficiais frequentemente induz a um erro fundamental: supor
            que os obstáculos que dificultam uma melhor atuação dos
            serviços de saúde devem-se, em última instância, à  falta de
            uma política orgânica e coerente. A verdade é que  sempre
            há diretrizes. A dificuldade em reconhecê-las deve-se a que,
            geralmente, não se sabe, ou não se quer, distinguir entre Política
            de Saúde explícita e Política de Saúde implícita. A primeira é
            a “política oficial”, é a que se expressa nas leis, regulamentos,
            planos e programas. A segunda é a que realmente determina
            a forma de organização dos serviços de saúde. É muito mais
            difícil de identificar porque carece de formalização; em essência,
            expressa as opções contidas no “projeto nacional” vigente.
            Estas duas políticas não são necessariamente contraditórias ou
            divergentes. No caso brasileiro não são. Mas, como observa
            Madel Luz (42): “Permanecer ao nível normativo – nível de
            retórica institucional  –  é,  do  ponto  de  vista  metodológico,
            ratificar o discurso hegemônico nas instituições”.
                 Isto não significa que a análise de documentos não traga
            informações valiosas a respeito. Mas estas devem ser encaradas
            como subsídios quando não comprovar que, apesar de todas as
            tentativas de mascarar as reais diretrizes, sua transparência legal



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