Page 149 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Os objetivos do IWP 1 são: a) avaliar e promover a responsabilidade
social das escolas de medicina e de outros cursos quanto aos problemas
prioritários de saúde e necessidades da sociedade. O que pode ser feito
através do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços, em termos de
planejamento, ação e impacto, conforme uma “grade de responsabilidade
social” elaborada; b) elevar a consciência e a percepção acerca das
oportunidades de uso do prestígio e força do mundo acadêmico, em prol
da saúde para todos e da reforma do setor saúde.
Os resultados esperados deste IWP 1 são: a elaboração de
um instrumento para avaliar o grau de responsabilidade social das
escolas médicas, a indicação de áreas que requeiram mudanças e uma
contribuição direcionada à introdução do conceito de responsabilidade
nas universidades.
Quanto ao segundo grupo de pesquisa (IWP 2), responsável pelo
tema “Médicos que as sociedades necessitam”, ele está em constituição.
Não houve a elaboração de um documento-base, embora já esteja definida
sua coordenação, sob responsabilidade da Faculdade de Medicina de
Maastricht, na Holanda.
Seus objetivos preliminares são: estudar os novos papéis e
responsabilidades dos médicos nas sociedades em transformação, nos
novos serviços e sistemas de saúde em construção, com base no trabalho
em equipe com os outros profissionais; aumentar a percepção das
necessidades de reorientação das práticas médicas e a educação médica.
O terceiro grupo de pesquisa (IWP 3), responsável pelo tema “Rumo
à saúde integral”, também não está constituído. Não há documento-base
e nem coordenação escolhida. Os objetivos preliminares são: reduzir a
fragmentação, promover a interação entre a assistência médica individual
e a saúde pública e realizar o estudo de modelos coerentes com este
enfoque; analisar as implicações desses modelos para as mudanças na
prática e na educação médica. Prevê-se a constituição deste IWP para o
segundo semestre de 1999, após seguidos adiamentos desde 1997.
análise da proposta
Do ponto de vista teórico-conceitual e metodológico, esta proposta
é frágil. Não apresenta um corpo conceitual consistente e o “novo
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