Page 146 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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proposta “Changing” e desenvolver iniciativas nacionais com vistas à sua
concretização.
A Resolução referida apela aos países no sentido de que sejam
desencadeadas reformas na educação e na prática médica, com vistas
a aumentar a relevância, a qualidade, o custo-efetividade e a equidade
na saúde. A ênfase na educação e prática médicas é justificada como
sendo estratégica, uma vez que, acredita-se, as mudanças na área médica
impactarão o restante da força de trabalho em saúde.
Em 1996, procurando contribuir para a operacionalização
da Resolução e, portanto, dar andamento aos processos relativos à
proposta Changing, a sua coordenação elaborou e passou a difundir
um novo documento, com o título “Doctors for health: a who global
strategy for changing medical education and medical practice for health
for all” (WORLD, 1996). Nesse documento, além de ser registrada uma
resumida avaliação dos processos e resultados alcançados pela proposta,
é apresentada uma nova versão dela que consiste, essencialmente, numa
revisão dos seus componentes, que agora passam a ser quatro, a saber:
(1) o componente político; (2) o componente técnico; (3) o componente
“informação”; (4) o componente “coordenação”.
Pode-se identificar, nos dias atuais, uma segunda fase de
desenvolvimento da proposta, na qual se propõem: 1) a criação de um
“international board”, formado por um pequeno grupo de renomados
especialistas que atuarão como conselheiros da proposta; 2) a mobilização
de líderes políticos e autoridades do setor de saúde nos países, com vistas
a obter seu apoio ativo na realização de reformas da saúde, da prática
médica e da educação médica, compatíveis com os respectivos contextos
socioeconômicos, culturais e políticos; 3) as atividades de pesquisa-ação,
conduzidas como estudos de caso, não mais através da constituição de um
grupo de 20 casos, como anteriormente previsto, mas sim de três grupos
de 20 casos, sobre os seguintes temas: “A responsabilidade social das
escolas de medicina”, “Médicos que as sociedades necessitam” e “Rumo
a uma saúde integral”.
Esses grupos de pesquisa, denominados “International Working
Parties” (IWPs), representam o eixo da implementação da proposta
“Changing” nesta nova fase. Estes, na realidade, se constituem como
projetos de pesquisa-ação multicêntricos, que empregam protocolos
semelhantes.
Quanto ao primeiro grupo de pesquisa (IWP 1), responsável pelo
tema “A responsabilidade social das Escolas de Medicina”, foi produzido um
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