Page 146 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 146

proposta “Changing” e desenvolver iniciativas nacionais com vistas à sua
         concretização.
               A Resolução referida apela aos países no sentido de que sejam
         desencadeadas reformas na educação e na prática médica, com vistas
         a aumentar a relevância, a qualidade, o custo-efetividade e a equidade
         na saúde. A ênfase na educação e prática médicas é justificada como
         sendo estratégica, uma vez que, acredita-se, as mudanças na área médica
         impactarão o restante da força de trabalho em saúde.
                 Em 1996, procurando contribuir para a operacionalização
         da Resolução e, portanto, dar andamento aos processos relativos à
         proposta Changing, a sua coordenação elaborou e passou a difundir
         um novo documento, com o título “Doctors for health: a who global
         strategy for changing medical education and medical practice for health
         for all” (WORLD, 1996). Nesse documento, além de ser registrada uma
         resumida avaliação dos processos e resultados alcançados pela proposta,
         é apresentada uma nova versão dela que consiste, essencialmente, numa
         revisão dos seus componentes, que agora passam a ser quatro, a saber:
         (1) o componente político; (2) o componente técnico; (3) o componente
         “informação”; (4) o componente “coordenação”.
               Pode-se identificar, nos dias atuais, uma segunda fase de
         desenvolvimento da proposta, na qual se propõem: 1) a criação de um
         “international board”, formado por um pequeno grupo de renomados
         especialistas que atuarão como conselheiros da proposta; 2) a mobilização
         de líderes políticos e autoridades do setor de saúde nos países, com vistas
         a obter seu apoio ativo na realização de reformas da saúde, da prática
         médica e da educação médica, compatíveis com os respectivos contextos
         socioeconômicos, culturais e políticos; 3) as atividades de pesquisa-ação,
         conduzidas como estudos de caso, não mais através da constituição de um
         grupo de 20 casos, como anteriormente previsto, mas sim de três grupos
         de 20 casos, sobre os seguintes temas: “A responsabilidade social das
         escolas de medicina”, “Médicos que as sociedades necessitam” e “Rumo
         a uma saúde integral”.
               Esses grupos de pesquisa, denominados “International Working
         Parties” (IWPs), representam o eixo da implementação da proposta
         “Changing” nesta nova fase. Estes, na realidade, se constituem como
         projetos de pesquisa-ação multicêntricos, que empregam protocolos
         semelhantes.
               Quanto ao primeiro grupo de pesquisa (IWP 1), responsável pelo
         tema “A responsabilidade social das Escolas de Medicina”, foi produzido um

                                        118                                                                            119
   141   142   143   144   145   146   147   148   149   150   151