Page 141 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 141

A proposta alerta que se trata de evitar ser muito prescritivo, uma
         vez que não se recomenda currículos uniformes para as escolas médicas
         e, tampouco, padrões mundiais de certificação profissional. Reconhece
         que é prerrogativa de cada país determinar o modelo da educação médica
         e as condições para licenciar a prática e certificar o exercício profissional.
               O segundo componente da proposta refere-se às estratégias de
         mudança. É apresentada uma relação inicial delas, afirmando-se que
         sua adoção não deve ser vista como mutuamente excludente. Dentre as
         existentes, destacam-se:
              1. Implantação de currículos experimentais
              2. Utilização de tecnologia de informação e de comunicação
              3. Introdução do ensino baseado em problemas
              4. Ênfase na educação médica continuada
              5. Abordagem dos problemas prioritários de saúde pública nos
                currículos
              6. Focalização nos interesses do consumidor
              7. Iniciativa universitária
              8. Obtenção de consenso nacional;
              9. Otimização dos recursos humanos disponíveis em saúde.
               Além de descrever cada uma delas, a proposta apresenta indicações
         sobre como selecionar uma estratégia em particular e como empregá-la,
         afirmando que a formulação e a implementação das estratégias devem
         ser consideradas como objetos de projetos de pesquisa-ação. E que, neste
         sentido, protocolos deverão ser utilizados.
               Quanto ao terceiro componente da proposta, o monitoramento
         global dos processos de mudança, é dito que uma rigorosa abordagem
         metodológica deverá ser aplicada, para se garantir a apropriada avaliação
         e comparação das diferentes estratégias que venham a ser ou estejam
         sendo utilizadas.

               iMplantação e desenvolviMento

               A proposta “Changing” vem exercendo  sua ação com base em
         um calendário (Figura 13) que concentra, nos primeiros cinco anos
         (contados a partir de 1991), atividades de promoção da proposta, de seu
         desenvolvimento metodológico e de pesquisa-ação.



 112                                    113
   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146