Page 136 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Enfim, a construção dos modelos, um dos objetivos da proposta
UNI, acontece nestes espaços que, embora não sejam novos, constituem-
se em campos de ação de sujeitos sociais que, no modelo hegemônico,
não dispõem de recursos de poder para exercer suas práticas, a não ser
as ideológicas que, desacompanhadas de práticas empíricas, políticas
e teóricas, resultam em baixa eficácia dos processos de luta contra-
hegemônica.
Por outro lado, a intervenção em cenários mais abrangentes,
nacionais ou internacionais, ainda é incipiente. A este respeito, a exceção
corre por conta dos projetos UNI brasileiros que, através da Rede UNIDA,
da CINAEM, do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional
de Saúde, vêm buscando condições e instrumentos para influir nas esferas
de definição das políticas públicas de educação superior e de saúde, em
âmbito nacional.
Nas universidades envolvidas com a proposta, verifica-se a retomada
de reflexões teórico-conceituais e políticas em torno da educação
médica e de iniciativas de participação nos movimentos e entidades
nacionais (em alguns casos, internacionais), relacionadas a este campo.
Aos poucos observam-se movimentos que caminham rumo à superação
da desmobilização institucional e dos sujeitos sociais, situação que se
verificava no final dos anos 1980. Os depoimentos dos diretores dos
projetos revelam que a proposta UNI vem desempenhando papel decisivo
para a retomada e reinserção das instituições nos movimentos existentes
e para a constituição de novos sujeitos sociais com ativa participação nos
processos de mudança.
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