Page 134 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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obtidos identifica, como principais, as seguintes: a) parceria entre sujeitos
         sociais das universidades, dos serviços de saúde e das comunidades; b)
         comunicação e disseminação; c) pró-atividade da Fundação Kellogg e
         dos grupos formuladores/executores dos projetos; d) programa de apoio
         permanente às iniciativas de mudança, e) trabalho em rede.
               As estratégias delineadas acima podem ser entendidas como grandes
         linhas estratégicas, constituídas por vários movimentos estratégicos,
         voltados a influir na correlação de forças existentes nos cenários em que
         se desenvolvem as ações da proposta. Visam a criação de condições
         favoráveis à implantação de mudanças nos processos, nas relações e nos
         conteúdos do modo de produção de médicos.
               Os sujeitos sociais e os atores institucionais que participam
         da proposta, agentes imprescindíveis na formulação e execução das
         estratégias, constituem um conjunto bastante diversificado de pessoas e
         organizações. Majoritariamente vinculados ao setor público e às propostas
         reformistas do setor saúde em seus países, estes sujeitos e atores surgem
         ou ganham mais força, na sua maioria, durante os processos de elaboração,
         implantação e desenvolvimento dos projetos UNI. Os recursos de poder
         desses atores vêm sendo suficientes para a produção de fatos e processos
         de mudanças institucionais. Muitas vezes são inovações, mas há situações
         de acúmulo de poder e mudança da correlação de forças que têm resultado
         em processos de reforma na educação médica.
               A sustentabilidade dos processos de mudança mais profunda ainda
         não se pôde verificar. Institucionalmente, há situações, como as de Cali,
         Marília e Londrina, que despontam com perspectivas de institucionalização
         das reformas em implantação.
               O desenvolvimento dos processos e resultados parciais, verificados
         até o momento no contexto da proposta UNI, permite apontar a
         possibilidade de novos modelos acadêmicos estarem sendo construídos.
         Modelos estes referidos não só à educação médica, mas à formação de
         profissionais de saúde de maneira geral. A Figura 12 procura expor a
         representação gráfica desta situação.







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