Page 134 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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obtidos identifica, como principais, as seguintes: a) parceria entre sujeitos
sociais das universidades, dos serviços de saúde e das comunidades; b)
comunicação e disseminação; c) pró-atividade da Fundação Kellogg e
dos grupos formuladores/executores dos projetos; d) programa de apoio
permanente às iniciativas de mudança, e) trabalho em rede.
As estratégias delineadas acima podem ser entendidas como grandes
linhas estratégicas, constituídas por vários movimentos estratégicos,
voltados a influir na correlação de forças existentes nos cenários em que
se desenvolvem as ações da proposta. Visam a criação de condições
favoráveis à implantação de mudanças nos processos, nas relações e nos
conteúdos do modo de produção de médicos.
Os sujeitos sociais e os atores institucionais que participam
da proposta, agentes imprescindíveis na formulação e execução das
estratégias, constituem um conjunto bastante diversificado de pessoas e
organizações. Majoritariamente vinculados ao setor público e às propostas
reformistas do setor saúde em seus países, estes sujeitos e atores surgem
ou ganham mais força, na sua maioria, durante os processos de elaboração,
implantação e desenvolvimento dos projetos UNI. Os recursos de poder
desses atores vêm sendo suficientes para a produção de fatos e processos
de mudanças institucionais. Muitas vezes são inovações, mas há situações
de acúmulo de poder e mudança da correlação de forças que têm resultado
em processos de reforma na educação médica.
A sustentabilidade dos processos de mudança mais profunda ainda
não se pôde verificar. Institucionalmente, há situações, como as de Cali,
Marília e Londrina, que despontam com perspectivas de institucionalização
das reformas em implantação.
O desenvolvimento dos processos e resultados parciais, verificados
até o momento no contexto da proposta UNI, permite apontar a
possibilidade de novos modelos acadêmicos estarem sendo construídos.
Modelos estes referidos não só à educação médica, mas à formação de
profissionais de saúde de maneira geral. A Figura 12 procura expor a
representação gráfica desta situação.
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