Page 130 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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dois primeiros, utilizados mais frequentemente, são tratados ora como
sinônimos, ora como coisas distintas. Essa confusão conceitual contribui,
pelo menos parcialmente, para muitas das dificuldades verificadas no
desenvolvimento dos projetos, pois gera ou propicia ambiguidades quanto
à direcionalidade e prioridade das ações.
Quanto aos mecanismos de produção de mudanças, a proposta tem
o mérito de apresentar uma articulação entre a esfera local, representada
pelo ciclo de vida dos projetos e a esfera do sistema social, identificando
a disseminação como mecanismo importante para influenciar as
políticas públicas. A identificação das relações entre desenvolvimento
organizacional e desenvolvimento social se constitui numa contribuição
importante para o entendimento dos processos de mudança na educação
médica e define um âmbito de atuação – o social – anteriormente não
usual para os protagonistas de projetos dessa natureza.
Um dos aspectos mais positivos dos processos desencadeados
pelo UNI tem sido possibilitar a constituição de novos sujeitos sociais
(ao nível dos três componentes), mais fortalecidos e articulados do que
antes. Aumentar sua capacidade de compreensão política, de articulação
com outros segmentos, de intervenção nos processos sociais reais e, a
partir daí, de acumular forças em torno de propostas de transformação
será fundamental.
No entanto, a compreensão predominante em relação aos processos
de mudança algumas vezes não contribui para que isso aconteça. Isso
porque a ênfase recai sobre a disseminação e não sobre o fortalecimento
da capacidade de intervenção dos sujeitos sociais. Como se a disseminação
ativa de uma boa ideia e de bons resultados fosse suficiente para mudar
as relações de poder que sustentam o status quo.
Embora seja nítido o predomínio de conceitos e enfoques próprios
da teoria de sistemas, mesmo neste terreno há lacunas importantes para
serem preenchidas. Chaves (1997) vem buscando introduzir conteúdos
da teoria da complexidade e da teoria do caos nas análises e discussões
em torno da atualização e aprimoramento teórico-conceitual da proposta.
Com base em enfoques provenientes dessas teorias esse autor tem
manifestado, por exemplo, que o triângulo original da proposta UNI
deveria ser substituído por diagramas que contemplem outros elementos
da realidade. (Figura 11).
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