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No caso dos estudantes, estimulados e apoiados pelos dois Encontros
Internacionais promovidos, houve uma maior sistematização dos esforços,
produzindo-se resultados parciais, como um projeto de intercâmbio
estudantil latino-americano e um catálogo das pesquisas realizadas nos
projetos. No entanto, observam-se dificuldades de consolidação destas
ações e verifica-se pequeno apoio efetivo por parte dos dirigentes dos
projetos na discussão e tomada de providências para apoiar os atores destes
dois segmentos. A própria inserção destes atores nas redes existentes,
numa perspectiva de atuar como sub-redes, ainda que temporária, não
vem sendo abordada de forma consistente.
Nos recentes seminários de sistematização do Programa, apontou-
se que a timidez de vários projetos na inserção do trabalho em redes tem
a ver com fatores de contexto e barreiras culturais, inclusive no que se
refere ao domínio de outros idiomas. Além disso, também se considerou
que há necessidade de se agregar ações de disseminação ao tradicional
propósito de intercâmbio de experiências. Para isso, é necessário que se
assuma uma postura proativa em torno de projetos de ação política, que
devem ser definidos. Ou seja, indica-se que além das práticas técnicas,
deve-se assumir práticas ideológicas e políticas. E isso não somente como
incumbência individual dos dirigentes dos projetos, que é ao nível onde
está circunscrito atualmente o trabalho em rede, mas como ação coletiva
dos sujeitos sociais em cada projeto.
Desenvolvimento da avaliação
Os processos e resultados da avaliação dizem respeito a dois
níveis: ao cluster de projetos e à avaliação interna de cada projeto. O
primeiro, de responsabilidade da coordenação do programa, teve suas
características centrais expostas anteriormente. Seus relatórios constituem,
inclusive, a base de referência dos processos e resultados apresentados
nas páginas anteriores. No início de 1997 a coordenação do Programa
UNI encomendou um estudo de meta-avaliação, ou seja, uma “avaliação
da avaliação” (SANDERS et al., 1997).
Esta iniciativa é, em si mesma, uma inovação em termos de
condução de programas, pois se desconhecem estudos semelhantes na
América Latina. A meta-avaliação realizada aponta debilidades e fortalezas
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