Page 122 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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integração situacional, sustentada na diversidade de missões, na identidade
         de propósitos e na união de esforços, devendo ser desenvolvida com base
         em valores éticos; e) o desenvolvimento da parceria se dá por meio de
         processos coletivos e conflitivos de acumulação de poder entre diferentes
         sujeitos sociais em aliança que desenvolvem lutas contra-hegemônicas
         nos três componentes da proposta UNI.
               Verificam-se dificuldades, no âmbito dos projetos, para a adequada
         conceituação e desenvolvimento da liderança  para a mudança, mas
         novas atitudes e práticas, visando à identificação de líderes potenciais e
         sua capacitação, passaram a ser realidade em muitos casos. Aos poucos,
         os sujeitos dos projetos foram tomando consciência da importância da
         capacitação de lideranças capazes de mobilizar as forças necessárias para
         a implementação das mudanças. Ainda persiste, em muitos projetos, uma
         deficiente identificação de líderes “negativos”, opositores ou, conforme
         preferem as lideranças comunitárias de Leon/Nicarágua, “líderes críticos
         que nos exigen más” (PROYECTO, 1997). Isto reflete uma compreensão
         ainda  parcial  dos  processos  de  mudança,  processos  eminentemente
         políticos que têm a ver, diretamente, com a correlação de forças
         estabelecidas.
               Aparentemente, o “status quo” estabelecido (por exemplo, do
         modelo hegemônico da produção de médicos) mantém-se por inércia,
         “naturalmente”. A essência dos processos, contudo, reveste-se de
         permanente e nem sempre leal, disputa de projetos políticos entre seus
         atores e líderes. Desenvolver a liderança no contexto da proposta UNI
         significa, portanto, procurar aumentar a capacidade das pessoas, dos
         grupos e das organizações comprometidas com o ideário UNI na condução
         dos processos de mudança no âmbito dos projetos e nos contextos
         externos. Verifica-se que a energia gerada pelos avanços dos projetos e
         do programa mobiliza pessoas, grupos e organizações, que se articulam
         e se organizam para desencadear novas iniciativas e processos.
               Em alguns projetos, a gestão não conseguiu  superar a concepção
         tradicional de liderança e as suas conotações  carismáticas, centradas
         nas características pessoais de certos sujeitos. Mas, na maioria, o
         desenvolvimento de lideranças se reveste de conotação mais grupal, ainda
         que sem as características de um processo planejado e estrategicamente
         conduzido. Predominam capacitações “naturais”, no contexto mesmo
         das ações desenvolvidas pelos projetos. Verifica-se que, no componente
         comunitário, são encontrados processos mais planejados e organizados,



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