Page 117 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 117
de prestação de serviços foram aqueles que investiram no fortalecimento
da gerência do SILOS. O esforço desses projetos, no sentido da criação de
cargos intermediários de direção ao nível das unidades e da capacitação
de seus ocupantes, vem propiciando condições para a redefinição de
responsabilidades e compromissos dos serviços junto aos demais parceiros.
De maneira geral, os serviços vêm sendo questionados e
pressionados pela comunidade, o que, apesar dos conflitos gerados, vêm
resultando em continuidade e aprofundamento da parceria. Por outro lado,
os serviços têm demandado maior apoio e participação da universidade
na educação permanente dos seus profissionais, obtendo, na maior parte
das vezes, respostas insuficientes.
O desenvolvimento comunitário
As mudanças preconizadas, que contribuem para o desenvolvimento
comunitário, dizem respeito a: a) identificação e interação com
as organizações comunitárias; b) fortalecimento das organizações
comunitárias em capacidades e habilidades para o cuidado da saúde; c)
novas formas de participação. O objetivo deste processo é a participação
ativa da comunidade e de suas organizações em todos os assuntos que
dizem respeito à saúde, desde o envolvimento na realização de ações
de saúde, na participação nos conselhos de gestão das unidades até a
interferência na definição das prioridades e inversão de recursos no setor.
Essa participação ativa contribui para o desenvolvimento da cidadania,
fortalecimento das organizações e conquista de níveis crescentes de
autonomia nos processos sociais em geral.
Apesar de existir o pressuposto da participação ativa da comunidade
desde o início do processo de formulação dos projetos, na maior parte
deles esta só começou com as propostas já aprovadas e já em processo
de implementação. Coube à comunidade o procedimento mais complexo
de conquista de espaços nas parcerias em construção. A tradição de
relações mais igualitárias entre serviços e universidades contribuiu para
o estabelecimento da parceria entre eles, o mesmo não ocorrendo com
relação à comunidade. O acesso e compreensão dos sujeitos comunitários
em relação ao ideário e aos conteúdos dos projetos se fez de maneira
heterogênea e, muitas vezes, parcial.
Em vários casos, somente com o Encontro Internacional de
Lideranças Comunitárias UNI realizado em Brasília (1996), houve
88 89