Page 117 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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de prestação de serviços foram aqueles que investiram no fortalecimento
         da gerência do SILOS. O esforço desses projetos, no sentido da criação de
         cargos intermediários de direção ao nível das unidades e da capacitação
         de seus ocupantes, vem propiciando condições para a redefinição de
         responsabilidades e compromissos dos serviços junto aos demais parceiros.
               De maneira geral, os serviços vêm sendo questionados e
         pressionados pela comunidade, o que, apesar dos conflitos gerados, vêm
         resultando em continuidade e aprofundamento da parceria. Por outro lado,
         os serviços têm demandado maior apoio e participação da universidade
         na educação permanente dos seus profissionais, obtendo, na maior parte
         das vezes, respostas insuficientes.

               O desenvolvimento comunitário

               As mudanças preconizadas, que contribuem para o desenvolvimento
         comunitário,  dizem respeito  a: a)  identificação  e  interação  com
         as organizações comunitárias; b) fortalecimento das organizações
         comunitárias em capacidades e habilidades para o cuidado da saúde; c)
         novas formas de participação. O objetivo deste processo é a participação
         ativa da comunidade e de suas organizações em todos os assuntos que
         dizem respeito à saúde, desde o envolvimento na realização de ações
         de saúde, na participação nos conselhos de gestão das unidades até a
         interferência na definição das prioridades e inversão de recursos no setor.
         Essa participação ativa contribui para o desenvolvimento da cidadania,
         fortalecimento das organizações e conquista de níveis crescentes de
         autonomia nos processos sociais em geral.
               Apesar de existir o pressuposto da participação ativa da comunidade
         desde o início do processo de formulação dos projetos, na maior parte
         deles esta só começou com as propostas já aprovadas e já em processo
         de implementação. Coube à comunidade o procedimento mais complexo
         de conquista de espaços nas parcerias em construção. A tradição de
         relações mais igualitárias entre serviços e universidades contribuiu para
         o estabelecimento da parceria entre eles, o mesmo não ocorrendo com
         relação à comunidade. O acesso e compreensão dos sujeitos comunitários
         em relação ao ideário e aos conteúdos dos projetos se fez de maneira
         heterogênea e, muitas vezes, parcial.
               Em vários casos, somente com o Encontro Internacional de
         Lideranças Comunitárias UNI realizado em Brasília (1996), houve



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