Page 114 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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nos conteúdos e estruturas curriculares.  Nos últimos dois casos, vêm
         existindo processos que combinam as metodologias Problem Based
         Learning (PBL) e problematizadora como eixo central dos novos currículos.
         Há também iniciativas que adotam as modalidades de “problem-solving”,
         de estudo-trabalho e de ensino-pesquisa-ação.
               Verifica-se, em muitos casos, confusões teórico-conceituais e
         metodológicas, decorrentes do pouco acúmulo de conhecimentos e de
         práticas no campo das novas concepções educacionais da escola crítica-
         reflexiva. É muito grande o peso da tradição dos modelos pedagógicos
         sustentados na concepção educacional de transmissão do conhecimento.
         Mas, na maioria dos projetos, são introduzidas concepções pedagógicas
         que colocam o estudante como sujeito que aprende a aprender, que
         enfocam e priorizam o trabalho de facilitador do professor-tutor, que
         valorizam o estudo independente e a inter-relação entre aprender e
         fazer. Algumas experiências adotam, com clareza, a definição conceitual
         de ensinar-fazendo e aprender-trabalhando, superadora da dicotomia
         teoria-prática, criando condições favoráveis para a ação-reflexão-ação
         como modelo de intervenção nos processos de ensino-aprendizagem e
         no trabalho colaborativo e solidário entre sujeitos sociais da universidade,
         dos serviços e da comunidade.
               Quanto à capacitação pedagógica dos docentes e à adoção de novas
         metodologias de avaliação do seu trabalho e dos alunos, há experiências
         que apontam para maior apropriação e utilização do conhecimento
         didático-pedagógico, reconhecidamente deficitário nas instituições,
         em particular nos cursos de medicina. Em muitos casos, foram criadas
         estruturas horizontalizadas, do tipo Núcleos de Apoio Pedagógico, que
         se ocupam de prestar assessoria aos processos em andamento.
               Do ponto de vista estrutural, além dos núcleos citados, os novos
         modelos acadêmicos que se desenvolvem contemplam o fortalecimento
         dos colegiados de curso (comitês de currículo), a criação de comissões
         permanentes de desenvolvimento curricular integrado (de vários cursos)
         e  de  outros  instrumentos  voltados  à  horizontalização  das  relações  e
         democratização das administrações acadêmicas. Também cabe registrar
         que, em alguns projetos, estes novos modelos em desenvolvimento
         significam: a diminuição da importância das estruturas extensionistas
         (comissões de extensão dos departamentos, das faculdades); a desativação
         de Postos e Centros de Saúde-Escola, através da sua transferência para


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