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Em levantamento realizado em 1995, os 23 projetos envolviam: 103
         cursos universitários, 2.308 professores e 21.077 estudantes universitários,
         224 unidades de saúde dos três níveis de atenção, 1.584 profissionais
         de saúde e 624 organizações comunitárias. A população total estimada,
         residente nas áreas dos 23 SILOS em construção pelos projetos, era de
         3.793.860 habitantes.
               No decorrer das fases de implantação dos projetos, foram intensas
         as atividades promovidas pelo programa de apoio aos mesmos. Algumas
         responderam à demandas manifestadas pelos projetos, individualmente
         ou em grupos; outras resultaram de iniciativa da própria coordenação
         do programa que, acompanhando a evolução dos projetos, detectou
         debilidades e/ou ameaças.
               Além de  promover  as  atividades de  apoio, a coordenação do
         Programa UNI constituiu, em 1993, uma equipe de consultores, vários deles
         com participação desde a fase de concepção da proposta, encarregada
         de elaborar e efetuar a avaliação do Programa. O plano preliminar de
         avaliação foi discutido com os diretores dos projetos e os coordenadores
         das equipes de avaliação interna visando analisar a metodologia proposta
         e estabelecer a sua interação com os processos de avaliação interna
         formulados no âmbito de cada projeto.
               A escolha da estratégia avaliativa foi muito influenciada pela
         experiência da unidade de avaliação da Fundação Kellogg, nos Estados
         Unidos, que aplicou pela primeira vez, em 1988, um novo desenho
         avaliativo, denominado “cluster evaluation”. Desde então, essa estratégia
         vem sendo aplicada em várias áreas de trabalho da própria Fundação, e
         também tem sido utilizada por outras agências, públicas e privadas, nos
         Estados Unidos e na Europa. Para se fazer uma ideia da disseminação
         dessa nova proposta avaliativa, aplicável a programas complexos,
         constituídos por “multi-site projects”, vale registrar que, em 1994, a
         Associação Americana de Avaliação criou um grupo de estudos especial
         sobre avaliação de cluster.
               Conforme expõe Sanders (1997), avaliação de cluster é um tipo
         de avaliação de programas. É avaliação de programas constituídos por
         projetos em várias localidades, com objetivos comuns de mudança (...)
         tem algumas características básicas: (a) é holístico; (b) é orientado para
         resultados; (c) busca obter lições generalizáveis e (d) envolve comunicação
         intensa e colaboração entre parceiros.


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