Page 105 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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não se limita à concessão de doações para a implementação dos projetos.
         Também se propõe a levar adiante um amplo programa de suporte,
         visando a favorecer a capacitação das pessoas e instituições envolvidas,
         a ampliar as possibilidades dos projetos terem sucesso e a sistematizar
         as experiências adquiridas para a disseminação de novas alternativas na
         educação dos profissionais de saúde.
               O programa de apoio, gerenciado diretamente pela coordenação do
         Programa UNI, fundamenta-se em premissas orientadoras da sua atuação
         e dos próprios projetos:
          1. Protagonismo ativo dos grupos condutores dos projetos, num
             reconhecimento de  que a  equipe  dirigente e todos os  demais
             participantes são sujeitos dos processos. O protagonismo ativo,
             principal ferramenta para se alcançar a organização autogerenciada,
             deve contemplar:
             a) capacitação, entendida como desenvolvimento individual e grupal
             de capacidades e habilidades;
             b) ampliação do espaço de poder, entendida como real alargamento
             da esfera de alcance das decisões e intervenções.
          2. Gradualismo dos processos de implementação de soluções para as
             necessidades dos projetos. Implica na abordagem progressiva de
             problemas de complexidade crescente, sempre de acordo com a
             capacidade dos sujeitos e de forma a nunca ultrapassar sua capacidade
             de condução.
          3. Paralelismo e simultaneidade das atividades de diagnóstico,
             programação, implantação e avaliação, com predomínio de uma delas
             conforme os momentos específicos da vida dos projetos.
          4. Enfoque interdisciplinar das propostas de solução para os problemas
             enfrentados no desenrolar dos projetos. Significa levar em conta todos
             os aspectos dos problemas, suas implicações e repercussões em todos
             os níveis e esferas.
          5. Evolução sincrônica dos componentes.
          6. Sistematização dos processos e resultados, viabilizando o aperfei-
             çoamento da proposta e do seu potencial de disseminação.
               As dimensões, os conceitos e as premissas apresentadas compõem
         um conjunto interdependente que se convencionou chamar de “ideário
         UNI” e constituem o eixo diretor tanto do desenvolvimento dos projetos
         quanto da sua avaliação.


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