Page 105 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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não se limita à concessão de doações para a implementação dos projetos.
Também se propõe a levar adiante um amplo programa de suporte,
visando a favorecer a capacitação das pessoas e instituições envolvidas,
a ampliar as possibilidades dos projetos terem sucesso e a sistematizar
as experiências adquiridas para a disseminação de novas alternativas na
educação dos profissionais de saúde.
O programa de apoio, gerenciado diretamente pela coordenação do
Programa UNI, fundamenta-se em premissas orientadoras da sua atuação
e dos próprios projetos:
1. Protagonismo ativo dos grupos condutores dos projetos, num
reconhecimento de que a equipe dirigente e todos os demais
participantes são sujeitos dos processos. O protagonismo ativo,
principal ferramenta para se alcançar a organização autogerenciada,
deve contemplar:
a) capacitação, entendida como desenvolvimento individual e grupal
de capacidades e habilidades;
b) ampliação do espaço de poder, entendida como real alargamento
da esfera de alcance das decisões e intervenções.
2. Gradualismo dos processos de implementação de soluções para as
necessidades dos projetos. Implica na abordagem progressiva de
problemas de complexidade crescente, sempre de acordo com a
capacidade dos sujeitos e de forma a nunca ultrapassar sua capacidade
de condução.
3. Paralelismo e simultaneidade das atividades de diagnóstico,
programação, implantação e avaliação, com predomínio de uma delas
conforme os momentos específicos da vida dos projetos.
4. Enfoque interdisciplinar das propostas de solução para os problemas
enfrentados no desenrolar dos projetos. Significa levar em conta todos
os aspectos dos problemas, suas implicações e repercussões em todos
os níveis e esferas.
5. Evolução sincrônica dos componentes.
6. Sistematização dos processos e resultados, viabilizando o aperfei-
çoamento da proposta e do seu potencial de disseminação.
As dimensões, os conceitos e as premissas apresentadas compõem
um conjunto interdependente que se convencionou chamar de “ideário
UNI” e constituem o eixo diretor tanto do desenvolvimento dos projetos
quanto da sua avaliação.
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