Page 107 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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A teoria da mudança, que sustenta a proposta, fundamenta-se na
interação entre as dimensões, conceitos ou campos teórico-práticos de
desenvolvimento dos projetos, já expostos, e nas premissas do programa
de apoio mencionadas acima.
Em síntese, a proposta assume que as mudanças nas universidades se
produzirão através de uma série de inovações: nos conteúdos curriculares,
nas metodologias de ensino-aprendizagem e outras. As mudanças nos
serviços serão efetivadas, mediante outras inovações como, por exemplo:
a orientação epidemiológica, a ação intersetorial e a participação social
nos processos de gestão. As mudanças nas comunidades ocorrerão
principalmente através do fortalecimento das capacidades e habilidades
das pessoas e das organizações.
A parceria entre pessoas e organizações da universidade, dos serviços
e da comunidade propiciará interações que induzirão e favorecerão as
mudanças em cada componente e no conjunto. Os processos de gestão
(planejamento, execução, avaliação) dos projetos, das instituições e
organizações sociais envolvidas, constituem pilares fundamentais para se
levar adiante as mudanças graduais propostas. Também desempenham
papel importante a capacitação de líderes, o trabalho em rede, a
comunicação e a institucionalização. Todas as dimensões têm relevância,
pois o que parece ser instrumental pode se transformar, por momentos,
em estratégico e desencadear transcendentes alterações para o conjunto.
A concepção teórica de mudança incorporada pelo ideário UNI
considera que a disseminação das lições aprendidas na evolução dos
projetos pode promover mudanças sociais ou sistêmicas. Na Figura 9,
observa-se à direita os momentos principais que os projetos de âmbito
local apresentam durante seu ciclo de vida e, à esquerda, os elementos
centrais de um processo de mudança sistêmico.
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