Page 112 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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1. desenvolvimento integrado de novos modelos acadêmicos, de sistemas
            locais de saúde e da comunidade;
         2. desenvolvimento da gestão do Programa UNI, dos projetos locais e dos
            processos de mudança ocorridos nos três componentes: universidade,
            serviços e comunidade.
               Desenvolvimento integrado de novos modelos acadêmicos,
               de sistemas locais de saúde e da comunidade

               Os três campos a que se refere este desenvolvimento integrado
         correspondem aos três componentes e, também, a três das nove dimensões
         da estratégia de avaliação adotada na proposta. Embora apresentados a
         seguir separadamente, para fins de maior clareza e como resultado de uma
         ainda incipiente construção epistemológica (que reflete, pelo menos em
         parte, o desenvolvimento mais segmentado do que integral dos campos),
         eles devem ser entendidos como parte de um conjunto.

               Novos Modelos Acadêmicos

               As mudanças preconizadas e que contribuem para a conformação
         de novos modelos acadêmicos dizem respeito a: a) conteúdos temáticos;
         b) metodologias de ensino-aprendizagem; c) capacitação pedagógica dos
         professores; d) avaliação dos processos de aprendizagem e da docência.
         Há, no conjunto das experiências apoiadas pela proposta, mudanças em
         graus variados de profundidade e de interdependência acerca desses
         aspectos, que se traduzem em nível dos currículos e das estruturas
         acadêmico-administrativas.
               Registram-se processos de incorporação de novos conteúdos,
         com enfoque epidemiológico, familiar e de articulação biológico-social,
         em resposta ou como parte integrante da diversificação dos cenários de
         ensino-aprendizagem e das práticas multiprofissionais. Os novos cenários
         criados em ambientes comunitários e nos serviços de saúde de primeiro e
         segundo níveis de atenção são utilizados ao longo dos cursos, com maior
         concentração nas disciplinas clínicas. Diferentemente do que acontecia
         em 1993, em 1996 todos os cursos de medicina tinham no mínimo 5% da
         carga horária curricular nestes cenários, havendo nove com mais de 10%.
         Apesar de existir um processo de crescimento da carga horária curricular,



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