Page 108 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Figura 9 – Interconexão entre os processos de mudança nos âmbitos local e
sistêmico.
Fonte: Fundação (1997c).
No centro, interligando as circunferências que simbolizam os dois
níveis, observa-se a disseminação. Partindo do pressuposto de que as
lições aprendidas durante o ciclo de vida de um projeto local podem ser
úteis não somente para os seus sujeitos, mas também para outros sujeitos
sociais que se defrontam com problemas similares, a disseminação dessas
lições pode dar início a processos de mudança social.
Para que isso ocorra, há necessidade de intervenções estrategicamente
planejadas, contemplando a influência sobre formuladores de políticas,
estudos de viabilidade, a análise, desenho e desenvolvimento de novos
sistemas (por exemplo, de educação médica num determinado país) e
a implementação de atividades. Um sistema de avaliação permanente
identificaria novas demandas e desencadearia novos ciclos de mudanças.
Considera-se que o próprio desenvolvimento duradouro das
mudanças obtidas pelos projetos em nível local depende de esforços bem
sucedidos e da aprovação de novas políticas públicas. Em outras palavras,
o sucesso dos projetos depende da sua capacidade de desencadear
mudanças sistêmico-estruturais (FUNDAÇÃO, 1997c).
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