Page 111 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
P. 111
Recentemente, a coordenação do Programa UNI tomou a iniciativa
de desencadear um processo de sistematização. Dois seminários
realizaram-se em agosto e setembro de 1997, reunindo a coordenação
do Programa UNI, membros do “staff” da Fundação Kellogg na América
Latina, representantes dos projetos, membros da equipe de avaliação do
cluster UNI e especialistas externos. Os seminários buscaram promover o
aprofundamento teórico-conceitual e metodológico, tanto do ideário UNI
como dos processos efetuados e dos resultados alcançados pelos projetos.
O dimensionamento do grau de avanço obtido pela proposta
e seu impacto, real ou potencial, no cenário latino-americano, fazem
parte das preocupações atuais de todos os atores que participam do
seu desenvolvimento. Os seminários visaram a iniciar um processo de
esclarecimento e aprofundamento teórico abordando questões do tipo:
. As mudanças vêm ocorrendo na direção desejada? Qual a natureza
dessas mudanças? Qual o seu impacto?
. Quais mudanças ocorreram nos espaços onde se desenvolvem os
projetos? Como e por que ocorreram? Quais foram as estratégias
empregadas?
. Quais lições podem ser extraídas do sucesso ou insucesso das
experiências?
. O que é necessário para conferir sustentabilidade aos processos
de mudança?
A discussão conjunta destas questões, envolvendo todos os sujeitos
da proposta, deverá resultar, a curto e médio prazo, na sistematização das
experiências, na produção de conhecimentos e no equacionamento teórico
mais aprofundado da proposta UNI, elementos essenciais à disseminação e
promoção ampliada de mudanças na educação dos profissionais de saúde.
processos e resultados
Os processos e resultados da proposta UNI apresentados a seguir
têm por base os Informes de Avaliação do Cluster UNI (FUNDAÇÃO,
1997a; FUNDAÇÃO, 1997b), as análises produzidas no decorrer do
desenvolvimento do programa de apoio (FUNDAÇÃO, 1997c) e
observações pessoais decorrentes da experiência vivida junto ao projeto
de Londrina e a outros projetos UNI visitados. Os processos e resultados
dizem respeito ao:
82 83