Page 104 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Figura 7 – Concepção de um Projeto UNI: atores sociais, espaços de ação e suas
relações.
Fonte: Chaves & Kisil, 1994.
Além dos espaços universitário e comunitário, de ação imediata e
definidores concretos dos campos de atuação e inter-relação dos sujeitos
envolvidos, há um terceiro, de ação mediata, “(...) que em linguagem
sistêmica poderia ser denominado de supra-sistema e, em linguagem de
gerência, de contexto externo (...) do qual fazem parte todos os aspectos
institucionais que predefinem os limites de flexibilidade permitidos aos
projetos UNI para promover as mudanças. O terceiro espaço é, pois, o
que impõe os limites à autogestão do projeto local em todos os seus
componentes. (...) Mas, embora tenha que conviver com as limitações
impostas pelo contexto externo, o projeto terá, numa ação de médio e
longo prazo, a possibilidade de influenciar políticas, normas, regulamentos,
na medida em que seu êxito possa ser claramente demonstrado” (CHAVES
& KISIL, 1994).
Além dos projetos locais, o outro elemento essencial ao desenho
da Proposta UNI, conforme mencionado, diz respeito ao programa de
apoio aos projetos. Uma das características dessa proposta é a de que ela
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