Page 102 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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modelos e ao avanço global dos projetos. Registre-se que, nos documentos-
         base elaborados para subsidiar o planejamento e a gestão dos projetos
         (TANCREDI & KISIL, 1994; MOTTA, 1994), ocorre um “mix” de conceitos
         e categorias do campo do planejamento estratégico, da área de gerência
         de projetos e da gerência estratégica.
               Desenvolvimento acadêmico:  refere-se às mudanças produzidas
         e incorporadas nas instituições universitárias envolvidas nos projetos.
         Diz respeito às mudanças nos conteúdos temáticos (o que se ensina),
         nas metodologias de ensino-aprendizagem (como e onde se ensina), na
         preparação didático-pedagógica dos professores e dos profissionais dos
         serviços (quem ensina) e nas formas de avaliação dos alunos e da docência.
               Conforme registra Rosa (1994), as premissas que compõem o
         desenvolvimento acadêmico, preconizado pela proposta UNI, decorrem
         dos resultados do Projeto EMA e da 1.ª Declaração de Edimburgo,
         configurando-se  numa  iniciativa  voltada  a apoiar  a  realização  das
         prioridades e estratégias educacionais, estabelecidas teoricamente naqueles
         documentos. Na compreensão da autora mencionada, “(…) os projetos
         UNI devem funcionar como estímulo ao processo de mudança dos cursos
         de graduação que, gradativamente, por ajustes sucessivos, a partir do
         modelo de serviço, devem alcançar maior grau de orientação comunitária,
         maior coerência entre seus elementos constitutivos, maior conseqüência
         entre os perfis educacionais e os ocupacionais, considerados os perfis de
         morbidade e mortalidade da população”.
               As mudanças esperadas nos conteúdos temáticos referem-se
         aos seus enfoques (direcionalidade social, epidemiológica, familiar), à
         articulação entre os conteúdos dos ciclos básico e clínico, à incorporação
         de conteúdos específicos para os novos cenários de ensino-aprendizagem
         (comunidade e serviços de primeiro e segundo níveis de atenção) e
         ao desenvolvimento de conteúdos comuns para alunos de diferentes
         cursos. Já as mudanças das metodologias de ensino-aprendizagem se
         referem ao grau de introdução da interdisciplinaridade, de práticas
         educativas multiprofissionais, à diversificação dos cenários, à participação
         de profissionais dos serviços, de atores comunitários e à utilização de
         metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
               Desenvolvimento dos serviços: refere-se à estruturação de SILOS
         na área de atuação dos projetos, a adequações estruturais e mudanças
         nas modalidades de atenção, ao grau de incorporação das atividades de


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