Page 102 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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modelos e ao avanço global dos projetos. Registre-se que, nos documentos-
base elaborados para subsidiar o planejamento e a gestão dos projetos
(TANCREDI & KISIL, 1994; MOTTA, 1994), ocorre um “mix” de conceitos
e categorias do campo do planejamento estratégico, da área de gerência
de projetos e da gerência estratégica.
Desenvolvimento acadêmico: refere-se às mudanças produzidas
e incorporadas nas instituições universitárias envolvidas nos projetos.
Diz respeito às mudanças nos conteúdos temáticos (o que se ensina),
nas metodologias de ensino-aprendizagem (como e onde se ensina), na
preparação didático-pedagógica dos professores e dos profissionais dos
serviços (quem ensina) e nas formas de avaliação dos alunos e da docência.
Conforme registra Rosa (1994), as premissas que compõem o
desenvolvimento acadêmico, preconizado pela proposta UNI, decorrem
dos resultados do Projeto EMA e da 1.ª Declaração de Edimburgo,
configurando-se numa iniciativa voltada a apoiar a realização das
prioridades e estratégias educacionais, estabelecidas teoricamente naqueles
documentos. Na compreensão da autora mencionada, “(…) os projetos
UNI devem funcionar como estímulo ao processo de mudança dos cursos
de graduação que, gradativamente, por ajustes sucessivos, a partir do
modelo de serviço, devem alcançar maior grau de orientação comunitária,
maior coerência entre seus elementos constitutivos, maior conseqüência
entre os perfis educacionais e os ocupacionais, considerados os perfis de
morbidade e mortalidade da população”.
As mudanças esperadas nos conteúdos temáticos referem-se
aos seus enfoques (direcionalidade social, epidemiológica, familiar), à
articulação entre os conteúdos dos ciclos básico e clínico, à incorporação
de conteúdos específicos para os novos cenários de ensino-aprendizagem
(comunidade e serviços de primeiro e segundo níveis de atenção) e
ao desenvolvimento de conteúdos comuns para alunos de diferentes
cursos. Já as mudanças das metodologias de ensino-aprendizagem se
referem ao grau de introdução da interdisciplinaridade, de práticas
educativas multiprofissionais, à diversificação dos cenários, à participação
de profissionais dos serviços, de atores comunitários e à utilização de
metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Desenvolvimento dos serviços: refere-se à estruturação de SILOS
na área de atuação dos projetos, a adequações estruturais e mudanças
nas modalidades de atenção, ao grau de incorporação das atividades de
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